A Câmara de Sintra vai lançar um concurso público para requalificar o parque do Vale do Rio do Porto, no acesso ao centro histórico, num investimento de 3,29 milhões de euros, implicando a redução de estacionamento. A autarquia já deu ordem para a abertura de concurso público para adjudicação do projeto e da empreitada de requalificação do Parque do Vale do Rio do Porto, na vila de Sintra.

Está prevista a execução de trabalhos de valorização do rio do Porto, mediante a criação de um espelho de água e a reabilitação dos espaços adjacentes a este percurso de água. Este projeto também contempla a requalificação dos antigos patamares dedicados à exploração agrícola além da reabilitação e construção de escadas.

A reabilitação do antigo sistema de rega e consequente instalação de um sistema de recirculação de água no sistema de rega também estão entre os trabalhos previstos para este espaço. Serão ainda criadas zonas de estar, requalificadas as áreas ribeirinhas, e executados trabalhos de conservação e restauro dos lavadouros e fonte do rio do Porto. Além de implementado um plano de plantação que recrie a antiga exploração de árvores de fruto.