António Carmona Rodrigues foi escolhido pelo Governo para ser novo presidente do grupo Águas de Portugal (AdP), depois da renúncia de José Furtado, anunciou esta quinta-feira em comunicado o ministério do Ambiente e Energia.
“Na sequência da renúncia do presidente do Grupo Águas de Portugal, o Governo vai diligenciar ações conducentes à sua substituição, tendo sido convidado o professor António Carmona Rodrigues”, pode ler-se na nota de imprensa.
António Carmona Rodrigues, atual presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Colares, foi ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos. Foi ainda destacado pelo Governo que Carmona Rodrigues tem um vasto currículo nas áreas dos recursos hídricos, hidráulica e ambiente.
O Ministério do Ambiente anunciou na tarde desta quinta-feira que José Furtado renunciou à presidência do Conselho de Administração do grupo AdP em abril, por demonstrar vontade de “abraçar novos desafios profissionais”. José Furtado ocupava o cargo há quatro anos.
O pedido foi aceite pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, tendo sido acordado que o processo de transição “seria feito dentro de um quadro de normalidade”.
António Carmona Rodrigues
Licenciado em Engenharia Civil, especializou-se em Engª Hidráulica Fluvial e doutorou-se em Engenharia do Ambiente. Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Casado e com 4 filhos, Carmona Rodrigues, acompanha com especial atenção e interesse a política e opções municipais no Concelho de Sintra, em virtude de desde há muito ter em Colares uma casa de família onde passa férias e fins-de-semana, sentindo-se um munícipe por adoção.
É Presidente da Assembleia Geral da Associação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Colares.