Laboratório "trava" emissão de 15,9 toneladas de CO2 no Bairro da Tabaqueira

Foi oficialmente inaugurado no Bairro da Tabaqueira, na Freguesia de Rio de Mouro, o TabLab, Laboratório Vivo Descarbonização SMILE – Sintra Motion and Innovation Low Emissions com a partilha de resultados do projeto, que evitou a emissão de 15,9 toneladas de CO2.

O Laboratório Vivo de Descarbonização que ao longo de três anos (2021 – 2024) desenvolveu várias iniciativas para promover o envolvimento da população do Bairro da Tabaqueira, na freguesia de Rio de Mouro, criando uma ligação direta entre os moradores, as organizações e as empresas e um estilo de vida mais sustentável.

O Laboratório Vivo SMILE foi responsável pela criação de um ecossistema de inovação aberto, em contexto da vida real no Bairro da Tabaqueira, permitindo à população de cerca de 700 pessoas, acompanhar e apropriar-se de conceitos e atitudes sustentáveis, de forma a promover a descarbonização do bairro.

Os resultados do projeto tiveram relevância no trabalho junto da população no bairro, apresentando uma possível forma de atuar junto de outras localidades, de forma a promover a resiliência climática, concretizando-se na redução da emissão de 15,9 toneladas de CO2, apurou o Correio de Sintra.

A intervenção concretizou-se em ações como a criação de uma cicloficina comunitária, um mercado de trocas, a criação de uma rede de bicicletas e estacionamento partilhados, a instalação de painéis fotovoltaicos para uma comunidade de energia e a implementação de um programa de compostagem.

O projeto promoveu a reabilitação do edifício de um antigo supermercado, criando um laboratório vivo de envolvimento da população nas temáticas da resiliência climática – o TabLab.

O Laboratório Vivo SMILE foi desenvolvido em colaboração por um consórcio de organizações com experiência em várias áreas como a Fundação Aga Khan, a Câmara Municipal de Sintra, a IrRADIARE, a Card4B, a Innovation Point, a Dst Solar, a Watt Is, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a International Development Norway.

De destacar a colaboração estreita entre o projeto e as organizações locais, Associação de Recreio e Cultura do Bairro da Tabaqueira, o Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, o Jardim Escola João de Deus de Albarraque, o Centro Social de Reformados e Idosos de Albarraque e o Lar Bella Persona e o apoio das empresas locais, Tabaqueira PMI, DSmith e Albiz Parques.