Novos programas para descobrir a natureza nesta primavera

Parques de Sintra Monte da Lua | Fotografia: Luis Duarte

Durante o mês de abril, a primavera caminha para o seu auge, trazendo novas cores, aromas e sons, que tornam a paisagem luxuriante de Sintra ainda mais irresistível. Para estimular a descoberta das plantas, dos fungos e dos animais que dão vida aos parques históricos e tapadas que gere, a Parques de Sintra preparou novos programas que são um convite a parar, escutar e olhar a natureza com a atenção que ela merece.

No dia 18 de abril, às 14h30, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realiza-se a “Visita Guiada – Organização dos canteiros do Jardim Botânico de Queluz”. Reunindo espécies botânicas raras, exóticas e desconhecidas à época, como o ananás, no século XVIII, este jardim funcionava como de gabinete de curiosidades e pretendia alcançar a síntese entre arte e natureza.

Segue-se, no dia 21 de abril, às 09h30, no Parque de Monserrate a atividade “Sons da Paisagem – Iniciação à Identificação dos Sons das Aves”. Sendo a primavera efusivamente anunciada pelo canto das aves, esta é a estação ideal para aprender a escutá-las.



No dia 27 de abril, é altura de explorar o Parque da Pena. De manhã, às 10h00, a proposta é descobrir “Cogumelos e outros fungos no Parque da Pena”. Da parte da tarde, às 15h00, a proposta é admirar “A primavera no Parque da Pena”, tomando como inspiração a visita que Hans Christian Andersen fez a este jardim, na primavera de 1866, companhia de D. Fernando II, o monarca que criou o Parque da Pena.

Pretende-se que quem visita o património sob gestão da Parques de Sintra  encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer.

Fotografia: PSML / Luís Duarte