Linha do Oeste cortada entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras

Arrancam na terça-feira as obras de modernização da Linha do Oeste, que obrigam ao corte da circulação ferroviária no troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, por um período de quatro meses.

A empresa esclareceu que o encerramento da linha naquele troço localizado no distrito de Lisboa se prende com as obras de eletrificação no túnel da Sapataria, no concelho de Sobral de Monte Agraço, as quais se “revestem de elevada complexidade”.

Durante os quatro meses, conforme já tinha sido noticiado pelo jornal “Público”, a CP vai assegurar o transbordo de passageiros nesse troço através de autocarros e manter a oferta de comboios.

A Infraestruturas de Portugal apontou o segundo semestre deste ano como o novo prazo para a conclusão das duas empreitadas em curso, Meleças (Sintra)/Torres Vedras e Torres Vedras/Caldas da Rainha, depois dos atrasos verificados.

As obras estão a decorrer com a duplicação de parte da via-férrea e aumento da velocidade máxima de circulação, até 140 quilómetros / hora, permitindo uma redução nos tempos de trajeto, construção e remodelação de várias estações ferroviárias e de passagens desniveladas, assim como a supressão de passagens de nível.

A empreitada decorre ainda com a instalação do sistema de instalações fixas de tração elétrica para a eletrificação da linha, a instalação de torres para o sistema de comunicações móveis e do sistema de informação aos passageiros.

Recorde-se, o projeto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças (Sintra) e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros.