Os danos materiais, além do próprio muro, incidiram sobretudo no espaço público e mobiliário urbano

Já se circula com precaução na Rua Consiglieri Pedroso, n.º 23, no Centro Histórico da Vila de Sintra, depois de concluídos os trabalhos de limpeza e remoção, na sequência de um deslizamento de terras, esta segunda-feira, que provocou a queda de um muro, que bloqueou a passagem e circulação de pessoas e veículos, junto ao Lawrence’s Hotel.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ocorreu pelas 07h48 e, confirmou-se tratar-se de uma ocorrência sem graves consequências ou danos pessoais. Os danos materiais, além do próprio muro, incidiram sobretudo no espaço público e mobiliário urbano.

Bruno Parreira, vereador responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, ao SINTRA NOTÍCIAS admite que na origem da queda do muro, de uma propriedade privada, possa estar “a questão dos terrenos pesados devido ao acumular das águas da chuva”, apontando também para o “mau estado de conservação do muro”.

Deslizamento de terras no Centro Histórico de Sintra

A este propósito, o autarca reiterou a necessidade do proprietário fazer as obras de reconstrução do muro, com consolidação das terras. Quanto à reabertura daquele troço de estrada o responsável municipal da Proteção Civil admite à agência Lusa que “vai ficar interdita ao trânsito numa primeira fase e apenas para acesso pedonal”, acrescentado que “estamos a trabalhar no sentido de não haver risco”.

Após a fase de limpeza e remoção, de estabilização do talude, numa segunda fase, “será feita a intervenção completa por parte do proprietário, que tem a obrigação de promover ali os componentes do muro”, frisou.

“Agora com os trabalhos concluídos é hora de enaltecer o esforço das equipas da autarquia e dos bombeiros que acorreram ao local”, destaca Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, agradecendo o empenho e envolvimento de todos que “numa questão de horas limparam e desimpediram a via sem esquecerem a reposição da segurança no local”.

Também Paulo Parracho, presidente da União de Freguesias de Sintra, agradece a todos os agentes da Proteção Civil de Sintra e aos serviços da Câmara Municipal de Sintra, a “rapidez da intervenção na reposição das condições de segurança” na Rua Consiglieri Pedroso, no Centro Histórico da Vila de Sintra.

Fotografia: DR CMS