Paulo Parracho, presidente da UF de Sintra e a Vogal Paula Bento (à direita) na Campanha "Laço Azul" na freguesia

O mês de Abril é o ‘Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância’ e a Campanha do “Laço Azul”, volta a realiza-se na União das Freguesias de Sintra, “com o objetivo de sensibilizar a população para esta questão”, autarquia que implantou três Laços Azuis na sua sede e nas delegações de São Pedro de Sintra e Várzea de Sintra.

A iniciativa através do Pelouro de Intervenção Social lançou o desafio a três instituições da área da deficiência para, com os seus utentes, elaborarem as peças agora expostas. “Assim, em São Pedro temos o trabalho dos utentes do CECD Mira Sintra, na Várzea de Sintra o Laço Azul é da Cercitop e na sede, na Estefânea, a peça exposta é da Quinta Essência”, lembra a União das Freguesias na sua página de facebook.

Recorde-se, a Campanha do Laço azul é assinalada mundialmente, pretendendo promover a proteção das crianças contra os maus tratos na infância. a iniciativa teve início na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie Finney, perdeu os dois netos, vítimas de violência. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia.

O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.