Prof. Paulo Barrigana “o construtor de talentos”

A sua experiência, espírito de entrega e dedicação pelo Desporto Escolar é contagiante junto dos miúdos e com excelentes resultados.

Paulo Barricana

Paulo Barrigana, ex-atleta, treinador e professor de Educação Física na Escola Mestre Domingos Saraiva, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins, no concelho de Sintra, e é uma referência no atletismo nacional.

Coordena o Centro de Formação de Atletismo do Agrupamento de Escolas no concelho de Sintra, é uma espécie de “descobrir de talentos”, que transforma bons ou maus alunos em campeões nacionais e internacionais. A sua experiência, espírito de entrega e dedicação pelo Desporto Escolar é contagiante junto dos miúdos e com excelentes resultados.

(…) “De Sintra para o mundo, costumo dizer!” — Paulo Barrigana

“Estamos sempre a fazer formação, aparecem miúdos com potencial, vamos trabalhando e de vez em quando, conseguimos bons resultados, que nos enchem a alma de orgulho”, refere Paulo Barrigana, ao jornal Correio de Sintra e ao Sintra Notícias, referindo-se à prestação recente de Tiago Pereira, ex-aluno da Escola Mestre Domingos Saraiva, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, e que venceu a medalha de bronze de triplo salto, nos Mundiais de pista coberta, em Glasgow com a marca de 17,08 metros.

“O Tiago Pereira balançou muito entre o futebol e o atletismo e pelos 16 anos percebeu que podia ter qualidades excepcionais para o atletismo e os resultados falam por si”, recorda Paulo Barrigana. “Sabe, não consigo pôr talentos nos atletas, porque está lá todo.

Prof. Paulo Barrigana

(…) “É preciso falar muito, tentar e voltar a insistir e um dia as coisas começarem a bater certo” — Paulo Barrigana

A disciplina, motivação, qualidade do treino são fundamentais”, uma prática que se mantém mesmo durante o período de férias.

Paulo Barrigana, regozija-se de dispor de uma pista tartan que a autarquia construiu na Escola Mestre Domingos Saraiva. “Um equipamento fundamental que dá para dizer aos miúdos que é possível trabalhar aqui e obter bons resultados na pista mas também nas várias disciplinas que frequentam”.

Pensativo, “sabe, provavelmente esta é única escola do mundo que tem dois atletas no campeonato do mundo. O Tiago Pereira e a Carina Vanessa deram os primeiros passos aqui”, mais há outros exemplos de sucesso na modalidade como Marta Pen, Paulo Conceição.

Pista da tartan, na Escola Mestre Domingos Saraiva

(…) “Sabe, provavelmente esta é única escola do mundo [Mestre Domingos Saraiva] que tem dois atletas no campeonato do mundo. O Tiago Pereira e a Carina Vanessa deram os primeiros passos aqui” — Paulo Barrigana

“Temos que acreditar nos nossos jovens em Sintra e no trabalho que se faz na escola. Às vezes os miúdos não querem trabalhar, mas a perseverança e qualidade é muito importante para todos, para o desenvolvimento do país e para mostra também que Sintra está na rota do mundo”, refere Paulo Barrigana, com alguma graça, apontando o horizonte: “de Sintra para o mundo, costumo dizer”.

“Os resultados não aparecem no nada. Demoram. Às vezes são anos. Uma vida inteira”, refere Paulo Barrigana. “Paciência e disciplina”, são a chave do sucesso para se obter resultados. “É preciso falar muito, tentar e voltar a insistir e um dia as coisas começarem a bater certo”.

Pista de tartan, na Escola Mestre Domingos Saraiva

“Os resultados não aparecem no nada. Demoram.
Às vezes são anos. Uma vida inteira” — Paulo Barrigana

Paulo Barrigana antigo atleta do CDUL, ingressando depois no SL Benfica. Sagrou-se campeão nacional dos 110 m barreiras em 1991 e 1992 e dos 60 m barreiras (pista coberta) em 1992 e 1993. Ainda no Decatlo em 1987 e nos 4×400 m em 1988.
Nos escalões mais jovens, foi três vezes campeão nacional de sub’23, cinco vezes como júnior (4 das quais nos 110 m barreiras, entre 1980 e 1983) e duas vezes como juvenis. É professor de Educação Física, dá aulas na Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva, em Algueirão-Mem Martins.

Fotografias: Paulo Barrigana / Facebook