Compassa Pascal

Domingo de Páscoa, que este ano se celebra no dia 31 de março, o padre Avelino Alves, cumpre uma vez mais a tradição levando consigo na “mota da liberdade” a Cruz de Cristo de terra em terra.

“Acelerar, buzinar e gritar contra a guerra” é lema do Compasso Pascal Motard, que se inicia em Pêro Pinheiro (10h00) seguindo depois pelas ruas de Montelavar e Almargem do Bispo. A novidade deste ano é a chegada ao Palácio Nacional de Sintra, no Centro Histórico da Vila, pelas 13h00.

Um Compasso Pascal Motard realiza-se há 17 anos, sem qualquer interrupção e já se tornou uma tradição entre os fiéis, que aguardam à janela ou na rua pela passagem dos motards. Como sempre acontece, na frente do cortejo segue com uma mão levantada a dar a bênção e na outra o Crucifixo, o padre Avelino Alves, que transporta a mensagem do Cristo Ressuscitado.

“Vem connosco, arranca na mota da tua liberdade e sente a tua independência”, “vem connosco mostrar a tua alegria de viver e a juventude do teu ser”, apela à participação o pároco numa mensagem, partilhada nas redes sociais.

“Vem connosco, sem medo, dizer sim à vida mesmo quando ela diz não”. “Acelerar, buzinar e gritar, contra a guerra”, pode ler-se. Há ainda uma última razão para celebrar a Páscoa: “dizer a toda a gente, que nós não desistimos da Paz; que nós acreditamos que, depois da Cruz, há Ressurreição”, sublinha o padre Avelino Alves, na sua mensagem, que termina com “um abraço motard”.

O XVII Compasso Motard de Sintra, arranca às 10h00 de Pêro Pinheiro e vai ganhando companheiros ao longo da viagem longa, entre Montelavar e Almargem do Bispo, terminando depois no largo fronteiro ao Palácio Nacional de Sintra, pelas 13h00.