Há novidades na Quintinha de Monserrate, em Sintra. A chegada da primavera convida ao contacto com a natureza e a aprender mais sobre os ecossistemas e a importância da biodiversidade, constituindo o mote perfeito para descobrir, em família, as novas atividades de educação ambiental que a Parques de Sintra promove nesta quinta pedagógica.

A primeira estreia, “Ateliê de Arte Botânica”, é já no dia 6 de abril, sábado às 15h00, e foca-se na impressão botânica, uma técnica que alia a arte têxtil à sustentabilidade. Percorrendo os trilhos da Quintinha, num momento de “slow living”, os participantes vão recolher plantas e aprender a identificar alguns segredos das espécies tintórias. Seguidamente, terão oportunidade de imprimir os seus pigmentos naturais em tecido.

Foto: PSML

Passando para outro tipo de plantas, as aromáticas, vai ser possível saber mais sobre elas na nova “Oficina de Primavera: Crie a sua Mini Horta” (20 de abril – 15h00). Neste workshop, os participantes são convidados a conhecer as ervas-de-cheiro e a plantar algumas para levar para casa, dando, assim, início à sua mini-horta. Também vão aprender como mantê-las e como utilizá-las nas suas receitas caseiras.

Quando falamos da gastronomia nacional, o mel é um ingrediente indispensável em qualquer cozinha, mas, afinal, como é produzido? A nova atividade “Os produtos da colmeia: o mel, o pólen, a cera das abelhas e a própolis” (21 de abril – 15h00) vai esclarecer todas as dúvidas. Começa por dar a conhecer a fascinante e atarefada vida das abelhas obreiras e as funções que têm dentro da colmeia, desde a transformação do mel, à recolha do pólen das flores ou à produção da cera. No final, há uma prova do mel produzido na Tapada de Monserrate.

Continuando a explorar a fauna da Quintinha, a atividade “O dia-a-dia dos Animais” (25 de abril – 10h30) é já um clássico deste espaço pedagógico. Concebida para os mais pequeninos, revela as características e os hábitos dos animais domésticos, como coelhos, galinhas, ovelhas, cabras, burros e cavalos. Mas não fica por aqui. Anfíbios e insetos também fazem parte deste ecossistema que é necessário conhecer para cuidar.

O dia dos animais | Foto: PSML / José Marques Silva

Para garantir que a natureza se mantém de boa saúde, há animais que trabalham incansavelmente para assegurar a polinização, dispersar sementes e ajudar a combater as pragas.

Na nova oficina “Ajudantes do Jardim” (27 de abril – 10h30), as famílias têm oportunidade de retribuir um pouco do trabalho destas espécies que, durante todo o ano têm de encontrar alimento, abrigos e locais seguros para se reproduzirem. Assim, o desafio é “sujar as mãos” e criar, com utensílios do dia-a-dia, comedouros para as aves e abrigos para os insetos que vivem e trabalham neste ecossistema.

Todas estas atividades integram o renovado Plano de Educação Ambiental que a Parques de Sintra está a implementar nos parques, tapadas e equipamentos ambientais sob a sua gestão. Este plano visa potenciar a comunicação dos valores naturais e da biodiversidade; estimular o maior envolvimento de diferentes públicos; e contribuir para a sua literacia científica, através da aquisição de novos conhecimentos e atitudes face ao ambiente em temas de grande relevância como a biodiversidade, a sustentabilidade ou as ameaças ambientais.

Paralelamente, dá conhecer o trabalho que a Parques de Sintra leva a cabo no âmbito da investigação e as ações de conservação da natureza que desenvolve continuamente.

Quintinha de Monserrate | Foto; PSML José Marques Silva

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano.

Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/