O município de Sintra já entregou as primeiras chaves de habitação municipal no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Sintra. O programa prevê um investimento de cerca 179 milhões de euros, a reabilitação de mais de 1600 fogos municipais e um aumento de cerca de 1450 novos fogos pela via da aquisição ou construção.

No total, na cerimónia realizada no final de fevereiro, foram entregues 22 fogos dos quais nove se destinaram a arrendamento jovem enquanto os restantes 13 foram identificados para arrendamento apoiado.

Basílio Horta, no final da cerimónia de entrega de chaves, sublinhou que este “é o primeiro passo da autarquia neste grande projeto que é a Estratégia Local de Habitação. É cada vez mais importante investir na habitação para melhorar a vida dos nossos munícipes e a autarquia está empenhada”, salientando que “a habitação representa um instrumento de independência e liberdade, sendo por isso sinónimo de bem-estar e qualidade de vida.”

Investimento pretende dar resposta às necessidades de habitação no concelho de Sintra e beneficiará mais de 3000 famílias

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Sintra, a Estratégia Local de Habitação de Sintra visa garantir condições de acesso a uma habitação condigna às pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada, devendo o município definir a sua estratégia local em matéria de habitação e priorizar as soluções habitacionais que pretende ver desenvolvidas.

Assim, esta estratégia pretende dar resposta às necessidades de habitação no território e beneficiará mais de 3000 famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026 e a reabilitação de mais de 1600 fogos municipais existentes e um aumento de cerca de 1450 novos fogos pela via da aquisição ou construção. A requalificação e entrega destes 22 fogos é financiada pelo PRR- Plano de Recuperação e Resiliência.