Visita guiada ao “Santuário mais ocidental do Império Romano”

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO)

Estão abertas inscrições para uma visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano”, este sábado, 9 de março, às 15h00, na Praia das Maçãs, na freguesia de Colares, no concelho de Sintra.

As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara de Sintra tem vindo a realizar desde 2008, até aos dias de hoje.

Ao longo de mais de uma década de escavações arqueológicas foi possível reencontrar e caraterizar alguns aspetos do Santuário Romano consagrado ao Sol e ao Oceano, descoberto acidentalmente no início do século XVI, constituindo a primeira descoberta arqueológica feita em Portugal.

Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano –, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.

Acesso gratuito, mediante marcação, para o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, pode ser solicitado pelo telefone, 219 238 608 ou pelo email: dbmu.masmo.geral@cm-sintra.pt

Fotografia: MASMO