A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), a maior e mais antiga escola superior de hotelaria e turismo de Portugal, vai marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a realizar entre 28 de fevereiro e 3 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL), com dois projetos que evidenciam a vitalidade e a versatilidade do ensino na instituição.

Como parte integrante da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo (RIPTUR), a ESHTE estará representada pelos docentes Gilberto Costa e Miguel Brito, a 1 de março, na Conferência da RIPTUR – Inovação e sustentabilidade no Turismo.

Gilberto Costa irá apresentar o e-book ‘Algas à portuguesa’, uma compilação de receitas de inspiração portuguesa reinventadas com algas da costa. Demonstrando uma assinalável polivalência gastronómica e um compromisso firme com a sustentabilidade, alunos da Licenciatura de Produção Alimentar em Restauração da ESHTE desenvolveram receitas que incorporam algas marinhas em pratos tão tradicionais da gastronomia portugueses, como o Bacalhau à Brás, as Migas de Feijão ou os Pastéis de Chaves, entre outros.

e-book ‘Algas à portuguesa’ conta igualmente com experiências gastronómicas – Ação do Homem e Bioinspiração – dos alunos do Mestrado em Inovação em Artes e Ciências Culinárias, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)

Em suma, o objetivo do Rewo passa por conectar os alunos com representantes da indústria do turismo, motivando-os a apresentarem desafios reais aos alunos, para que estes os desenvolvam no contexto da redação de teses finais, transferindo-os posteriormente para a prática.

Neste projeto, traduzível à letra em ‘da pesquisa à vida profissional’, a ESHTE tem como parceiros a Universidade de Maribor (Eslovénia), a Universidade de Ciências Aplicadas da Lapónia (Finlândia) e a Universidade de Stavanger (Noruega).