O Município de Sintra está de luto pela morte, este domingo do Mestre Bastos Nunes, aos 86 anos de idade. Grande Mestre – 9.º Dan” (a maior graduação nacional do Judo), um dos pioneiros da modalidade em Portugal e grande campeão enquanto atleta o Mestre de muitos dos atuais Mestres do judo em Portugal e principal discípulo do Mestre K. Kobayashi“.
“O Clube de Judo Sport União Sintrense perdeu o seu Mestre Bastos Nunes e a sua mais importante referência, a quem prestamos a nossa sentida Homenagem”, escreve Renato Kobayashi, numa sentida mensagem nas redes sociais: “Muito OBRIGADO Mestre BASTOS NUNES por tudo o que me ensinou e todos os Exemplos que me inspiraram nos últimos 50 anos para continuar a inspirar os mais novos com a sua magia”, pode ler-se.
“Foi com grande pesar” que a Federação Portuguesa de Judo (FPJ) tomou conhecimento do falecimento do Mestre José Manuel Bastos Nunes, “uma figura absolutamente incontornável do Judo Nacional”, destaca o presidente, Joaquim Sérgio Pina, em nome da Federação Portuguesa de Judo, referindo que “toda a equipa e da família do judo vem por este meio prestar o devido tributo e apresentar as mais sentidas condolências à família e amigos”.
Natural de Sintra, começara a praticar a modalidade, depois de ter passado por outras como o hóquei em patins – onde foi campeão nacional júnior – boxe e jiu-jitsu, na Sociedade Matinha, em Lisboa. Ao lado de Kobayashi, ajudou a promover o judo em sucessivas ações pelo país e colaborando na elaboração de livros e revistas sobre a modalidade ao mesmo tempo que representado o Judo Clube de Portugal. Emblema pelo qual se sagrou campeão nacional absoluto em 1961 e de pesos leves em oito ocasiões entre 1960 e 1972, a que se podem juntar cinco títulos nacionais por equipas e duas Taças de Portugal.
É tido como o primeiro judoca português a ter subido a um pódio internacional ao ser prata no 1.º Torneio Internacional Lisboa-Madrid e integrou as primeiras seleções nacionais a competirem em campeonatos da Europa e no Mundial de 1961. Foi treinador do JC Portugal e ajudou a desenvolver a modalidade em várias coletividades, sobretudo na região de Sintra.
O Mestre Bastos Nunes, foi o primeiro treinador Português de Judo a ser distinguido e condecorado (2017) com a Medalha e o Emblema Mérito Desportivo em nome do Governo Português e pela Federação Portuguesa de Judo.
Entre outras distinções, destaque:
– Campeão Nacional Absoluto em 1961
– Campeão Nacional de leves de 1963 a 1968, 1970 e 1971
– Vice-Campeão Nacional de leves 1969 e 1972
– Campeão Nacional em Equipas de 1968 a 1972
– 1º Taça de Portugal em equipas em 1968 e 1969
– 2º Campeonato Madrid-Lisboa.
Fotografia: Clube de Judo do SUS
[em atualização]