A Câmara Municipal de Sintra quer entregar ao governo, no dia 25 de abril de 2024, Dia da Liberdade, a chave do novo Hospital de Sintra, que abrirá portas à comunidade, para uma visita às instalações, no dia 29 de junho, dia do município.
“Tencionamos entregar no dia 25 de abril de 2024, a chave do novo hospital ao governo” anunciou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, esta quinta-feira, no decorrer da ‘Presidência Aberta” à freguesia de Colares. “No dia 29 de junho, [Dia do Município], gostava muito de abrir as portas do novo hospital à comunidade, para que os munícipes o visitem, afinal foram eles que o pagaram”, concretizou o autarca.
O novo hospital que se encontra em fase de conclusão de obra, está sediado na Cavaleira, na Freguesia de Algueirão Mem Martins e vai abrir por fases, a primeira das quais ‘os serviços de urgência médica’, ‘diagnóstico’ e ‘consultas’, dispondo de ‘novas valências’ em relação ao hospital Doutor Fernando da Fonseca e uma ligação à Faculdade de Medicina Católica, em Sintra.
“É natural que o novo hospital seja o centro da ligação, que já existe, entre o Hospital Amadora Sintra e a Universidade Católica”, lembrou Basílio Horta, acrescentando que “o grande objetivo é que o hospital de Sintra, fosse universitário, um caminho que está a ser trilhado para que a obtenção dessa qualificação, seja possível”, sublinhou o autarca.
“O grande objetivo é que o hospital de Sintra, fosse universitário, um caminho que está a ser trilhado para que a obtenção dessa qualificação, seja possível” — Basílio Horta
O número de camas (60) não são para internamento hospitalar, mas para cuidados continuados, esclareceu o autarca, lembrando estarem previstas outras 60 de internamento, para dar resposta a novas consultas de especialidade. O conjunto de valências do novo equipamento de saúde, conta com o serviço de urgência básica, consultas externas, cirurgia ambulatória, unidade de saúde mental, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, medicina física de reabilitação, unidade de cuidados continuados e farmácia.
Quanto às especialidades, a unidade de saúde contará com anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica e reconstrutiva e estética, gastrenterologia, medicina física e reabilitação, medicina interna, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, patologia clínica, pediatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia e urologia.
Recorde-se, Câmara Municipal de Sintra aprovou em reunião de executivo, no passado dia 24 de novembro, um reforço do financiamento, para a conclusão das obras do novo hospital no concelho. Os trabalhos complementares “são relativos a especialidades de instalações, equipamentos e sistemas elétricos, sistema de segurança integrada, gestão técnica centralizada, centrais térmicas e zonas técnicas e AVAC“, explica a autarquia, em nota de imprensa.
O investimento inicial era de 45 milhões de euros, a que acresce agora mais um milhão e 828 mil euros. “Esta é a segunda modificação objetiva ao contrato que a autarquia realiza, totalizando já três milhões e 994 mil euros de trabalhos complementares”, pode ler-se.
O novo hospital, irá servir cerca de 400 mil utentes e está a ser construído pela Câmara Municipal de Sintra, no bairro da Cavaleira, junto à Autoestrada 16, num investimento que conta com uma parte comparticipada pelo Governo e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Sintra Notícias com Correio de Sintra