Morelena vai receber no dia 8 de dezembro as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, um evento que se realiza anualmente e que é organizado por um grupo de jovens, com o apoio da família.
Os festejos iniciam-se pelas 10h00, com a saída da Capela de Nossa Senhora da Conceição, para a “recolha dos cargos”, uns por promessa outros pelos festeiros, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra.
À tarde, pelas 14h30, tem lugar a Missa Solene, celebrada pelos Padres, Avelino e Martins, em Honra da Nossa Senhora da Conceição, seguida de Procissão (15h30) acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros de São Pedro de Sintra e pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro Pinheiro. Pelas 16h30, realiza-se o “leilão de fogaças”.
Este ano as festas contam no recinto, com um bar de apoio, com menus de bebida e sandes das mais diversas, salgados e doces.
De referir, por curiosidade, que durante o serviço militar obrigatório, o dinheiro angariado nos donativos e depois de pagas as despesas inerentes à realização dos festejos, o dinheiro que sobrava era dividido entre os festeiros, recrutados para o serviço militar. “Era um pequeno apoio aos jovens”, conta Luisa Estevão. “Agora, como o serviço militar já não é obrigatório, a verba reverte a favor da Igreja”, conta.