Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) conquistaram o título de campeão e de vice-campeão no Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, o Pipe Contest, na edição de 2023 do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que decorre em Gondomar até esta quinta-feira.
Esta iniciativa técnica com significativa componente lúdica, que fomenta a sã competitividade entre as entidades gestoras, consiste na montagem de um ramal, no mais curto espaço de tempo possível, a partir de uma conduta de distribuição sob determinada pressão.
Após segundos lugares em 2007, 2019 e 2021, os SMAS de Sintra obtiveram, pela primeira vez, o mais alto lugar do pódio na competição que decorreu esta terça-feira.
A equipa sintrense coordenada por Marco Sousa e que integrava Edgar Ferreira, Fábio Nunes e Nelson Silva superiorizou-se às equipas do Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas e da AGERE-Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, que apresentaram duas formações, e à concorrência das Águas de Coimbra, Águas do Interior Norte, Águas do Ribatejo, EMAS-Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja e Penafiel Verde.
A equipa dos SMAS de Sintra que alcançou o 2.º lugar foi coordenada por Paulo Monteiro e contava com os elementos operacionais Tiago Aniceto, Telmo Leitão e Marco Martins.
O Pipe Contest pretende fomentar a competitividade saudável entre as entidades gestoras, mas assume-se, também, como uma demonstração da competência dos operacionais na montagem de ramais. Após os resultados já alcançados em 2007 e em 2019, um 2.º e um 4.º lugar, os SMAS de Sintra voltaram a ocupar os lugares cimeiros da classificação em 2021, um 2.º e o 5.º lugar, e na edição deste ano mantiveram a senda dos bons resultados, conquistando os dois primeiros lugares.
Para o Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, os lugares conquistados pelas duas equipas no Pipe Contest são demonstrativos da “competência e profissionalismo, mas também de compromisso com o serviço público” dos operacionais dos SMAS de Sintra.
Ainda recentemente tal ficou demonstrado na reparação de rutura na conduta de 600 mm que abastece o Reservatório de Ranholas, principal unidade do sistema de abastecimento de água da Vila de Sintra e arredores, que foi consumada ao longo de 20 horas ininterruptas, mesmo durante o período noturno, evitando, inclusivamente, o corte no abastecimento de água à população.
Recorde-se, os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 195 mil clientes, sendo responsáveis ainda pela drenagem e tratamento de águas residuais e a recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.
Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2023 e 2027, mais de 74 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.