O Edifício Multiusos Cultural de Belas, na União das Freguesias de Queluz e Belas, recebe o documentário “Almas Delirantes”, pelo Teatro Efémero, este domingo, 19 de novembro, pelas 16h00, numa reflexão sobre a saúde mental.
O documentário fala de histórias de pacientes da Casa de Saúde do Telhal, num exercício de proximidade com quem vive o seu dia-a-dia com psicopatologias, em que estão presentes poemas, textos e cartas escritas pelas pessoas internadas.
Foi no início do século XX que Luiz Cebola, psiquiatra, diretor clínico da Casa de Saúde do Telhal, compilou o volume literário “Almas Delirantes”, em que elaborou retratos metafóricos e líricos, constituindo um processo de identificação, empatia e compaixão. Numa fusão entre o passado e o presente, o documentário é criado com base na obra de 1925 com histórias de pacientes que hoje habitam a Casa de Saúde do Telhal.
“Almas Delirantes” vem aproximar o público à temática da saúde mental, permitindo ouvir quem muitas vezes se encontra à margem, tornando-se gerador de mudança, reflexão e esperança.
Os interessados podem reservar o bilhete, que garante acesso gratuito.