António Costa apresentou demissão

António Costa pede demissão | Imagem: SIC Notícias

O primeiro-ministro, António Costa apresentou esta tarde de terça-feira um pedido de demissão ao Presidente da República, após ter sido noticiada a abertura de um inquérito do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a visar António Costa.

A informação foi confirmada por António Costa numa antecipada declaração ao país, na qual disse estar totalmente disponível para colaborar com a Justiça, após buscas em São Bento e de o Ministério Público anunciar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.

“A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com a suspeita de qualquer ato criminal. Obviamente apresentei a demissão ao senhor Presidente da República”, disse António Costa. “Quero dizer olhos nos olhos que não me pesa na consciência qualquer ato ilícito. Confio na Justiça”, acrescentou.

“Fui surpreendido com a informação de que irá ser instaurado um processo-crime contra mim”, refere António Costa, que ainda não sabe do que é acusado mas que está “disponível para colaborar” com a Justiça e que o exercício das funções de primeiro-ministro não são “compatíveis” com uma suspeita como a que se verifica neste caso.

Aos portugueses, o primeiro-ministro garante que não lhe pesa na consciência “a prática de qualquer ato ilícito ou sequer censurável” e que confia na justiça e no seu funcionamento.

Imagem: SIC Notícias

(em atualização)