Exposição “Porfírio Pardal Monteiro – Vida e Obra” que vai estar patente de 7 de novembro a 3 de dezembro

O MUSA – Museu das Artes de Sintra, acolhe a exposição “Porfírio Pardal Monteiro – Vida e Obra” que vai estar patente de 7 de novembro a 3 de dezembro, e que vai dar a conhecer as muitas facetas do arquiteto de Pêro Pinheiro e autor dos mais emblemáticos edifícios da cidade de Lisboa.

A Reitoria da Universidade de Lisboa, Hotel Ritz, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Letras, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Biblioteca Nacional de Portugal, Estação de Comboios (CP) dos cais do Sodré, são alguns dos tantos edifícios emblemáticos cuja autoria é de Porfírio Pardal Monteiro.

Nascido em 1897, em Pêro Pinheiro, Sintra, Porfírio Pardal Monteiro pertence a uma família ligada à indústria de mármores e de cantarias e recebe uma aprendizagem informal ligada à construção e aos trâmites de obra

É desde muito cedo que o Arquiteto contacta de forma próxima com materiais, técnicas e processos construtivos a que se adiciona o convívio com os arquitetos que recorriam, com frequência, aos serviços da empresa do seu pai, localizada em Pêro Pinheiro. 

Criador de impressionantes obras públicas, eficaz e pragmático, Porfírio Pardal Monteiro marcou a transformação e evolução urbanística da cidade de Lisboa com equipamentos vitais.

No início do século XX, foi o arquiteto que mais construiu e o que se celebrizou como primeiro moderno. Sem concessões, foi capaz de pegar no fio da tradição para inovar. 

A exposição, com curadoria de Ana Tostões e João Pardal Monteiro, leva o visitante numa viagem de descoberta do homem e do arquiteto, cento e quatro anos depois do início da sua carreira, e celebra Porfírio Pardal Monteiro, apresentando uma visão panorâmica do seu trabalho e da sua vida e paixão.  

Universidade de Lisboa

Obras como o Hospital de Sintra, a Estação do Cais do Sodré ou as Gares Marítimas serão apresentadas a partir de desenhos originais, pinturas visionárias ou imagens de época, ocupando as salas do MU.SA – Museu das Artes de Sintra. 

A exposição, de entrada gratuita, estará patente no MUSA – Museu das Artes de Sintra e é um projeto da ACTU que conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e Biblioteca Nacional de Portugal.  

Imagens: CMS
Imagem de destaque: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP)

Notícia atualizada