“Roberteiros” com humor e tradição em setembro

2º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto – “É Só Palheta”, no Jardim da Anta e na Casa da Marioneta, em Agualva, de 09 e 10 de Setembro

Está a chegar o 2º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto – “É Só Palheta”, que se realiza no Jardim da Anta e na Casa da Marioneta, em Agualva, de 09 e 10 de Setembro. 

Os Valdevinos Associação Cultural (Valdevinos Teatro de Marionetas) voltam a ser anfitriões deste encontro, com dois dias de espetáculos para toda a família e de entrada livre.

Nos dias 9 e 10 de Setembro, com início às 16h00, todas as famílias podem ver estes pequenos espetáculos trazidos pelos dez roberteiros convidados, dos quatro cantos do país, que vão levar à cena as histórias da oralidade e o repertório, incluindo novas histórias criadas pelas companhias, inspiradas nesta matriz tradicional, com os seus elementos intemporais.

Dia 10 este encontro culmina com uma apresentação coletiva e ímpar, em jeito de desgarrada, às 18h00. Imperdível!

Outros momentos a salientar neste Encontro são a tertúlia com “Conversas pró boneco”, na Casa da Marioneta de Sintra, dia 09 às 21h00,  será entregue a Palheta d’Ouro a quem prestou um serviço válido em prol do Teatro Dom Roberto, haverá ainda a apresentação de um novo roberteiro, exposições de Delphim Miranda, Mariana Matos e Valdevinos Teatro de Marionetas e, pela primeira vez, serão entregues certificados para legitimar todos os roberteiros.

Esta entrega será efetuada pela mão do ator Rui Mendes que interpretou o personagem Seraphim no filme “Dom Roberto” (1962), realizado por Ernesto Sousa.

Os Valdevinos têm como missão a promoção e preservação da cultura portuguesa e do teatro popular Dom Roberto como uma fonte de arte viva, acumulando ainda a tarefa antiga de descentralizar a cultura das grandes cidades e quebrar com o preconceito mudo acerca da periferia de Sintra.

Tome nota, dias 9 e 10 de Setembro, um fim-de-semana em forma de arte que captura a imaginação e traz alegria através do humor e da interação entre o marionetista, as marionetas e o público.

A entrada é livre.