Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) concluíram a instalação de nova contentorização enterrada de recolha de resíduos em Mem Martins e em Vale Flores (União das Freguesias de Sintra), no âmbito da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água com origem no reservatório de Ouressa.
A intervenção agora concluída, que representou um investimento na ordem dos 700 mil euros, abrangeu um total de 234 equipamentos, de diferentes valências (75 indiferenciados, 53 para plástico/metal, 53 para papel/cartão e 53 para vidro).
As mais recentes instalações tiveram lugar na Rua Ribeiro dos Reis, Avenida Cândido de Oliveira e Praceta Jesus Correia, após similares intervenções nas ruas das Eiras, Afonso de Paiva, Eusébio da Silva Ferreira e Prof. Dr. Joaquim Fontes (nas imediações do cruzamento com o Caminho do Rio).
A renovação de contentorização em Mem Martins e Vale Flores inseriu-se no âmbito da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água, com origem no Reservatório de Ouressa, que representa um investimento dos SMAS de Sintra no valor de 1 milhão e 500 mil euros e beneficia mais de 13 mil habitantes.
Uma empreitada em fase de conclusão e concretizada no âmbito da estratégia do município de renovação das infraestruturas da rede de abastecimento, com o objetivo de melhorar o desempenho e eficiência do sistema, assim como reduzir a ocorrência de ruturas.
Além de Mem Martins e Vale Flores, a renovação de contentorização foi concretizada ou está em curso na Tapada das Mercês, com instalação de 231 equipamentos, e em diversas freguesias como Agualva, Belas, Cacém, Casal de Cambra, Massamá e Monte Abraão, Rio de Mouro, Sintra, assim como nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174 novos contentores).
Em curso está ainda a substituição de contentorização na zona do Cacém Polis.