Intervenção dos SMAS, na Vila de Sintra

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) realizaram, ao longo de 30 horas consecutivas, uma intervenção de urgência de remodelação da rede de abastecimento de água na Vila de Sintra.

Os trabalhos, decorreram em São Pedro de Sintra, junto à Rua do Roseiral, e consistiram em estabelecer uma ligação direta da principal conduta distribuidora que serve a sede do concelho à conduta que abastece o centro histórico e áreas envolventes.

Esta intervenção permitiu eliminar, assim, múltiplas ligações entre tubagens antigas e envelhecidas que constituíam um constrangimento às necessidades de consumo.

Nas últimas semanas, fruto do aumento populacional decorrente da afluência turística ao centro histórico Património Mundial e, em particular, da maior ocupação de unidades de alojamento local, verificaram-se algumas perturbações ao nível do abastecimento de água, quer ao nível do caudal disponibilizado para esta área urbana, quer ao nível de pressão.

Perante estas ocorrências, que se agravaram na corrente época estival, os SMAS de Sintra decidiram avançar com uma intervenção urgente, após a realização de vários testes na rede de abastecimento.

Identificados os constrangimentos, os trabalhos foram realizados na imediações da Rua do Roseiral, tendo arrancado às 08h00 da passada sexta-feira e dadas como concluídas perto das 14h00 de sábado, e tiveram lugar ao longo de 30 horas consecutivas, mobilizando diversos operacionais dos SMAS de Sintra.

Durante o período da intervenção, apesar da interrupção de abastecimento de água em arruamentos mais próximos e perturbações em algumas localidades da União das Freguesias de Sintra, foi possível evitar situações mais gravosas, através do recurso a condutas alternativas, minimizando, assim, as consequências para a população local, bem como para o comércio e turismo da Vila Velha.