Fotografia: Fotografia: DR Nuno Vasco Rodrigues / Fundação Oceano Azul

A Câmara de Sintra aprovou a celebração de um Memorando de Entendimento para a criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC).

A região marinha envolvente dos municípios de Sintra, Cascais e Mafra apresenta um enorme valor natural em toda a zona costeira e encerra valores naturais marinhos de grande interesse, muitos deles já confirmados através da expedição cientifica, mas que importa aprofundar e conciliar com o conhecimento das atividades socioeconómicas e os mecanismos de proteção dessas áreas.

“O conhecimento, defesa e proteção dos recursos marinhos nacionais não pode deixar de ser um objetivo que e se coloca ao país nos próximos tempos”, disse Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, sublinhando que “a economia não pode deixar de considerar o mar como prioridade e um forte contributo para a riqueza nacional. Sintra tem uma extensão de costa de aproximadamente 25 quilómetros e é por isso que, desde 2020, trabalhamos em prol da criação de uma Área Marinha Protegida”.

Para a continuidade de implantação deste projeto foi deliberado a aprovação de um memorando de entendimento para o estudo dos valores naturais presentes no mar ao largo dos Concelhos de Cascais, Mafra e Sintra, entre a Fundação Oceano Azul, o Fundo Ambiental, os Municípios de Cascais, Mafra e Sintra, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.

Com a celebração deste memorando será investido no projeto dois milhões de euros, sendo que um milhão de euros será assegurado pelo Fundo Ambiental, 400 mil euros pelo Município de Sintra, 400 mil euros pelo Município de Cascais e 200 mil pelo Município de Mafra.

Fotografia: DR Nuno Vasco Rodrigues / Fundação Oceano Azul