Jovem Orquestra Portuguesa (JOP)

Até 02 de agosto, realiza-se em Oeiras, o Encontro de Verão da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) que o aponta como “um dos eventos mais importantes” da sua programação anual.

Durante duas semanas, jovens músicos reúnem-se na sede da Orquestra de Câmara Portuguesa, em Algés, no concelho de Oeiras, para ensaios, tertúlias, “sessões de consciência corporal” e concertos que se estendem a vários pontos do país.

Este ano, a JOP vai realizar uma digressão pela região centro, com apresentações nos festivais Cistermúsica, em Alcobaça, e Quebrajazz, em Coimbra. Nos dois concertos, a JOP partilha o palco com o pianista Andreï Korobeinikov, para apresentar o Concerto n.º 2 para piano, de Sergei Rachmaninov, nos 150 anos do nascimento do compositor russo.

O programa inclui ainda “Cantus in Memoriam of Benjamin Britten”, de Arvo Pärt e o prelúdio e “A Morte do Amor”, da ópera “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner.

No dia 22 de julho, durante os ensaios para estes concertos, a JOP abre portas, no âmbito projeto “Open Day JOP”. “Neste dia aberto, estudantes de música entre os 14 e os 28 anos podem inscrever-se para participar na tertúlia e nas sessões de consciência corporal, assim como assistir aos ensaios, onde estará presente o Andreï Korobeinikov”, afirma a orquestra em comunicado.