Já foi inaugurado o Centro de Saúde de Saúde de Belas, numa cerimónia inserida nas comemorações do Dia do Município, que se assinalou no dia 29 de junho.
A nova Unidade de Saúde Familiar de Belas está instalada na antiga Escola de Belas, após trabalhos de reabilitação e ampliação do edifício que correspondeu a um investimento por parte da autarquia de 1 milhão e 88 mil euros.
O novo equipamento de saúde no concelho de Sintra, foi inaugurado por Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e contou ainda com a presença de Luís Pisco, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que felicitou a importância e todo o trabalho de relevo que a autarquia tem feito na área da saúde.
Para Basílio Horta, a recuperação da Escola de Belas, inaugurada em 1894, “teve logo um sentido especial, pois significou recuperar e respeitar a tradição”, referindo que, em matéria de saúde, “desde o primeiro mandato definimos este setor como o direito dos direitos, pois se não garantíssemos o mínimo de dignidade no acesso à saúde, todos os outros direitos ficam comprometidos”.

“Começámos com a construção do novo hospital de Sintra, que corresponde a um investimento superior a 45 milhões, e continuámos com a construção e requalificação dos centros de saúde de Sintra. Até ao momento já reabilitámos e construímos seis equipamentos de saúde, mas não pretendemos ficar por aqui. O investimento neste setor é fundamental para a qualidade de vida e satisfação de todos os que vivem e trabalham em Sintra”, sublinhou o autarca.
A abertura deste novo equipamento de saúde resultou da necessidade de colmatar a carência de cuidados de saúde primários na freguesia, abrangendo uma área total de intervenção de 2.108 m² e com uma área bruta de construção para o Piso 0 de 332,70 m² e para o Piso 1 de 556,75 m².




Recorde-se, depois de Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, este é o sexto centro de saúde no concelho construído pela autarquia de Sintra, num investimento total superior a 8 milhões de euros e que abrangem mais de 150 mil pessoas.
De recordar que a Câmara de Sintra abriu recentemente um concurso público para as empreitadas de conservação e beneficiação dos Centros de Saúde de Rio de Mouro e de Pêro Pinheiro, num investimento superior a 660 mil euros, estando já em fase de conclusão o futuro Hospital de Sintra, na Cavaleira em Algueirão Mem-Martins.
Fotografia: DR CMS