“Detido por agressão, resistência, coação e injúrias a agente de autoridade”

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, deteve no dia 6 de junho, pelas 01h30, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, na união das freguesias de Queluz e Belas, um homem com 51 anos, por crimes de agressão, resistência, coação e injúrias a Agente de Autoridade.

Aos Polícias, em serviço remunerado na Linha Ferroviária de Sintra, no trajeto Rossio-Sintra, foi-lhes solicitada ajuda, por um passageiro, o qual, momentos antes, estaria a ser importunado, agressivamente, pelo suspeito.

No decorrer desse pedido de auxílio, “o suspeito dirigiu-se aos Polícias e ao passageiro, visivelmente transtornado e agressivo, ameaçando-os, tendo sido advertido para cessar tal comportamento, não acatando a ordem. Continuando bastante alterado virou-se, repentinamente, para uma Polícia que estava de folga, que se encontrava a deslocar-se para a sua residência, proferindo-lhe várias palavras injuriosas acabando por a agredir”, pode ler-se.

Face ao exposto, um dos Polícias, na tentativa de cessar tal comportamento, bem como de evitar a existência de mais agressões, foi empurrado pelo suspeito e agredido, tendo vindo no auxílio do mesmo outra Polícia, sendo também agredida, contudo com a resiliencia e reação dos Polícias bem como com o auxilio de outros passageiros, foi o agressor detido.

À chegada das instalações policiais na Estação Ferroviária de Monte Abraão, o suspeito manteve o mesmo comportamento pouco colaborante, agressivo e hostil, tendo injuriado por diversas vezes a Polícia que se encontrava fora de serviço, contrariando a entrada na esquadra e desferindo diversos pontapés na porta, acabando por partir três vidros.

O detido foi presente pelos polícias no Palácio da Justiça, no Tribunal de Turno de Lisboa Oeste em Sintra, tendo o processo baixado a inquérito, para investigação.

Fotografia: arquivo