A AgroAruil vai realizar-se nos dias 16, 17 e 18 de junho, evento que  pretende fomentar e reforçar o convívio e a troca de experiência entre os agricultores, mas também assegurar a continuidade da atividade agrícola na freguesia e na região, muito ligada à produção de produtos hortícolas.

“Este evento espelha uma identidade muito forte da freguesia mas também do concelho, muito associado à exploração agrícola e na utilização do solo, no fundo à nossa afirmação enquanto zona abastecedora da capital [Lisboa] que foi um dos primeiros desígnios económicos da região saloia”, refere Rui Maximiano, presidente da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

Numa organização da Sociedade Recreativa e Desportiva Aruilense (SRDA), a primeira atividade no âmbito da AgroAruil 2023 ocorreu no passado dia 4 de maio, com a “presença de alunos do primeiro ciclo juntamente com os produtores locais e os avós da terra estiveram a semear alfaces na horta da AgroAruil”, pode ler-se na página de facebook.

O evento de Aruil, realizar-se no antigo campo de futebol da localidade e além da mostra dos produtos que são produzidos localmente, conta  também com exposição de tratores, ações de demonstração de uso de alfaias e de formação em novas técnicas de cultivo.

Entre outras iniciativas, destaque para várias palestras, algumas de caris mais técnico, ações de formação relacionada com a importância dos produtos hortícolas na alimentação, workshop e palestra sobre “Ervas Aromáticas”, uma Mesa Redonda – dieta mediterrânica no “dia da gastronomia sustentável” e uma conferência, “Sabores e Saberes da Gastronomia Saloia” pelo historiador, João Rodil.

Acima de tudo, vai ser um grande momento de convívio social, com uma importante componente de exposição, mas também de zonas de restauração.