Palácio Nacional da Pena, na serra de Sintra | Foto: @ PSML / Luís Duarte

Trabalhadores da Parques de Sintra – Monte da Lua vão estar em greve esta quinta (8) e sexta-feira (9) para exigir “negociações sérias”, que garantam direitos fundamentais, como os horários de trabalho, disse fonte sindical.

Segundo Carlos Faia Fernandes, da direção regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL), os trabalhadores reivindicam igualmente equidade entre todos.

“Os trabalhadores já tinham estado em greve na semana da Páscoa e, logo a seguir, foram convocados para negociar com a administração um acordo de empresa. O problema é que, de negociação, teve pouco. Houve algumas propostas que foram acolhidas, mas a maioria não. Houve algumas cedências como um aumento de cerca de 100 euros, mas a questão é que com esse aumento vem uma série de cláusulas que desregulam o horário de trabalho”, contou.

De acordo com o sindicalista, os trabalhadores estão dispostos a continuar a luta em defesa dos seus direitos e retoma imediata das negociações até que algumas matérias sejam retiradas ou esclarecidas em sede de Acordo de Empresa (AE), tal como a cláusula sobre adaptabilidade.

“Esta cláusula, em conjunto com outras que constam desta proposta de AE, pode significar dias de trabalho de 9,5 horas diárias, sem compensação monetária e sem intervalo para descanso, além da desregulação sistemática da vida pessoal e familiar dos trabalhadores”, disse Carlos Faia Fernandes.

O sindicalista adiantou ainda que os trabalhadores reivindicam a integração na nova tabela salarial seja feita de “forma justa e transparente”.

O Conselho de Administração (CA) da Parques de Sintra disse à Lusa ter chegado a um acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) para a revisão do Acordo Coletivo de Trabalho da empresa que irá permitir “o maior crescimento da massa salarial da história da empresa”.