Filas para marcar consulta no novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins | Foto: João Paulo Gonçalves / facebook

A Câmara de Sintra está a preparar incentivos para fixar médicos de família no concelho, prevendo um apoio adicional de 1.133,95 euros por mês para aqueles profissionais de saúde, anunciou esta terça-feira a autarquia, explicando que esta decisão pretende colmatar a falta de médicos de família existente no concelho de Sintra.

Este anúncio da Câmara de Sintra surge depois de os utentes da freguesia de São João das Lampas terem divulgado que vão realizar, na quarta-feira, uma marcha lenta e um buzinão para reclamar a colocação imediata de médicos de família no Centro de Saúde local.

Na nota de imprensa a autarquia, disse que está a “desenvolver um Incentivo Municipal para a Fixação de Médicos de Família no Concelho de Sintra, que prevê um apoio pecuniário adicional por parte do município” de forma a incentivar “mais médicos a escolherem o concelho de Sintra” para trabalhar.

“O valor do incentivo pecuniário a atribuir pela autarquia de Sintra aos médicos que venham a ocupar as vagas referidas anteriormente é de 1.133,95 Euro/mês”, especificou a câmara.

Novo centro de Saúde de Algueirão Mem Martins, construído pela autarquia de Sintra, sem médicos de família para responder ao número de utentes

Segundo a autarquia, este apoio pecuniário municipal “destina-se a compensar os encargos decorrentes” da fixação dos médicos no concelho e será atribuído “enquanto o profissional proporcionar cuidados de saúde à população abrangida pela unidade de saúde em que estiver inserido”.

Na nota de imprensa, a Câmara de Sintra referiu ainda que os concursos promovidos pelo Ministério da Saúde para a fixação de médicos só preveem “que parte das vagas em zonas carenciadas” tenha direito a incentivo pecuniário.

Para exemplificar, referiu que, no último concurso, o concelho de Sintra só beneficia de “sete vagas carenciadas, suscetíveis de apoio pecuniário, num total de 51 vagas de clínicos de medicina geral e familiar a preencher”.

Afirmando que a situação da saúde no concelho é preocupante, a câmara frisou que vai procurar incentivar os clínicos a escolherem o concelho de Sintra como a sua área de atividade profissional.

Fase de construção do novo Hospital de Sintra, na Cavaleira, freguesia de Algueirão Mem Martins

Além do incentivo à fixação de médicos de família, a autarquia lembrou os projetos de construção de cinco novos centros de saúde, requalificação de vários outros e a construção do novo Hospital de Sintra, um investimento superior a 50 milhões de euros e a sua construção, numa área de 60 mil metros quadrados, irá servir 400 mil utentes.

Já em matéria de Saúde Familiar e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes, a câmara Municipal de Sintra garantiu a construção de cinco Centros de Saúde, a requalificação da USF de Colares e a que se soma brevemente o Centro de Saúde Belas e três novos centros inscritos no PRR.