Marcha lenta e buzinão, em protesto pela falta de médicos

Utentes da freguesia de São João das Lampas e Terrugem, no concelho de Sintra, vão realizar esta quarta-feira, 7 de junho, pelas 17h00, uma marcha lenta e um buzinão para reclamar a colocação imediata de médicos de família no Centro de Saúde local.

Em comunicado, enviado ao SINTRA NOTÍCIAS e Jornal CORREIO DE SINTRA, os utentes do Centro de Saúde de São João das Lampas, justificam a marcha lenta, que sairá da unidade de saúde em direção a Sintra, com a falta de médicos, que se agravou no último ano.

“Como é sabido, ao longo dos últimos anos tem existido uma grande degradação do SNS (Serviço Nacional de Saúde) em especial devido à falta de médicos de família nos Centro de Saúde, que são a primeira linha de recurso dos utentes”, referem.

De acordo com os utentes, ao longo do último ano, vários dos médicos alocados ao Centro de Saúde de São João das Lampas têm vindo a reformar-se ou demitiram-se, tendo aquela unidade de saúde ficado sem médicos desde o passado dia 31 de maio.

“Desta forma, mais de 11 mil utentes deixaram de ter médico de assistência tendo de se deslocar para fora da freguesia de forma a terem acesso a uma consulta médica, sendo muitos destes utentes idosos com dificuldade de deslocação”, destacam na nota.

Os utentes lançaram também uma petição, “Em defesa do Centro de Saúde de São João das Lampas”, na qual exigem a “colocação imediata de médicos de família a tempo inteiro no Centro de Saúde de São João das Lampas, de forma colmatar as necessidades da população”.