Assinatura de contarto de construção de nova sede da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, na Quinta de Fanares

Já há luz verde para a construção do novo edifício de serviços da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, na Quinta de Fanares, na Estrada de Mem Martins, perto das antigas instalações do Centro de Saúde de Mem Martins.

Valter Januário, presidente da junta de freguesia, Valter Januário, assinou esta sexta-feira o contrato para a construção da nova sede que ficará situada no centro de Mem Martins e devolverá à comunidade um espaço verde e de lazer, representando um investimento na ordem dos 700 mil euros.

“Esta é a maior junta de Freguesia do país e é natural que o seu presidente [Valter Januário] queira prestar o melhor serviço possível à população, em termos de organização dos serviços e de oferta de espaços de lazer que possam ser fruídos pela população”, elogiou Basílio Horta, recordando a “saudável ambição”, manifestada pelo presidente da Junta há algum tempo, para a aquisição daquela terreno para instalação do novo edifício da Junta de Freguesia, “um sonho legitimo e bem justificado”, disse Basílio horta.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e Valter Januário (à esquerda), presidente da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins

Um apoio da autarquia que Valter Januário, fez questão de referir no seu discurso, usando palavras como “ânimo” e “força”, para a concretização do projeto.

“Para além de pretendermos dotar a junta de freguesia de condições dignas para os seus colaboradores, quisemos também criar um espaço verde e de lazer, para comunidade”, destacou o presidente da Junta de Freguesia, considerando que “este é o primeiro ato da qualificação que queremos realizar”.

Por outro lado, “a construção deste edifício, não pode ser considerada um capricho deste executivo”, sublinhou o autarca, referindo que “o objetivo principal, a centralização de todos os serviços num mesmo espaço, além de dar as melhores condições de trabalho e de atendimento”.

Os obras vão avançar por três fases de construção. A primeira será a construção do edifício da nova sede, ficando para a segunda fase a requalificação da zona envolvente e a criação de um espaço verde com parque infantil, zona de estar e um anfiteatro ao ar livre.

Recorde-se, esta é uma necessidade sentida há muitos anos e marca o arranque de uma nova etapa de um processo que procura responder a uma necessidade histórica da Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

No total são cerca de cinco mil metros quadrados de terreno, no centro de Mem Martins, que irá permitir criar uma nova centralidade na freguesia, disponibilizando grande parte do espaço, para uso da população.