Creche no Sabugo já tem projeto de construção

Projeto, nova Creche no Sabugo

A autarquia de Sintra vai investir mais de 1 milhão de euros na construção de uma nova creche no Sabugo, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

O projeto prevê que a nova creche do Sabugo seja edificada numa área com cerca de 1.539 m² e que venha a acolher 42 crianças, entre os 3 e os 36 meses (a capacidade da creche será de 32 crianças e o berçário de 10 crianças).

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, a criação de nova creche “irá apoiar mais famílias do nosso concelho. Sabemos que o acesso a creches é muito importante para a conciliação da vida profissional e familiar e este investimento é fundamental, tornando ainda mais apelativo viver e trabalhar em Sintra”.

As instalações vão contar com uma área de receção, área de direção e serviços técnicos, área de atividades, berçário, área de convívio e refeições e área de serviços/pessoal. A área da receção vai dispor de instalações sanitárias, zona destinada a tarefas administrativas e de gestão do estabelecimento e compartimentos de arrumos. Já a área destinada à administração e serviços técnicos vai ter uma sala de isolamento, instalação sanitária, Gabinete de Direção e Gabinete dos Técnicos.

A área do berçário vai dividir-se em 4 compartimentos interligados: sala parque para crianças; sala de berços; Copa de leites e zona de higienização.

Quanto à área de atividades, convívio e refeições, vai contar com a instalação de duas salas (uma para 14 crianças desde a aquisição da marcha até aos 24 meses e outra para 18 crianças, entre os 24 e 36 meses).

A área de pessoal e serviços vai dispor de uma Sala do Pessoal, instalações sanitárias e de vestiário, copa de apoio à zona de refeições das crianças e instalações para arrumos.

Recorde-se, este investimento resulta de candidaturas de creches submetidas pela Câmara Municipal de Sintra ao Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Aviso N.º 02/C03-i01/2021 – Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais pelo município de Sintra.