O Município de Sintra assinala o Dia Mundial da Criança com diversas atividades gratuitas, nos Museus e Bibliotecas Municipais, a decorrer no dia 1 de junho.

Num dia tão importante, dedicado aos mais pequenos, a autarquia pretende ir ao encontro de todas as crianças do concelho com um programa variado e cujo objetivo é divertir e surpreender os mais novos, contribuindo assim para o seu saudável crescimento.

Assim é oferecida às crianças, a possibilidade de aprender e experienciar algo novo onde reinará a animação e ao mesmo tempo a aprendizagem, com atividades como visitas guiadas, jogos, leituras encenadas, peddy paper, leituras ao ar livre e feira do livro.

Já em Casal de Cambra tem lugar a Feira da Criança onde haverá animação garantida para os mais novos com pinturas faciais, insufláveis, modelagem de balões, feira de adoção animal, voo de aves de rapina, assim como tasquinhas de petiscos. Este evento realiza-se no Parque Urbano 25 de Abril no dia 3 de junho, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.

PROGRAMAÇÃO

CMLC – Casa Museu Leal da Câmara

10h00 | A Brincar e a Rimar o Jogo de Pistas Vamos Jogar
Após visita guiada à Casa-Museu de Leal da Câmara, os intervenientes são convidados a participar numa atividade que tem por base a reinterpretação dos espaços da Casa-Museu, através de um ‘Jogo de Pistas’, que se desenvolve pelas diversas salas de exposição.Destinatários: Público escolar – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Acesso gratuito com marcação.

MU.SA – Museu das artes de Sintra

10h00 | Estafeta ArtísticaAtividade que consiste num jogo de propostas criativas onde os visitantes terão a oportunidade de passar por 4 estações temáticas: claro/escuro, linhas/traços, formas planas e cores. Com inspiração em 4 obras artísticas em exibição na exposição Criadoras e Musas – As Mulheres na Coleção Municipal de Arte, irão explorar 4 técnicas na área da expressão plástica.Destinatários: Público escolar
Acesso gratuito com marcação.

MAT – Museu Anjos Teixeira

10h00 ou 14h00 | Leitura encenada da obra “O escultor, as aves e o sonho”, da autoria de José Jorge Letria, com ilustrações de André Letria. Com recurso a um pequeno cenário, faremos uma pequena encenação inspirada no livro do Museu Anjos Teixeira.
Destinatários: Público escolar
Acesso gratuito com marcação.

MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

10h00-12h00 ou 14h00-16h00 | Visita-descoberta “Romano por um dia”
Aprender a brincar! Nesta atividade, pensada para os mais novos, pretende-se, através da participação em antigas brincadeiras, encontrar semelhanças e diferenças entre o presente e o passado. A partir de uma visita às ruínas da villa romana de São Miguel de Odrinhas, as crianças vão aprender como se vivia a infância na época romana. Brincar com os mesmos jogos das crianças romanas – pião, ossinhos, nozes, saltar à corda, berlinde, cabra-cega – vestir uma túnica e usar ao pescoço uma bula, serão as atividades propostas.

Público-alvo: dos 4 aos 8 anos – Grupos Escolares
Acesso gratuito com marcação.

MHNS – Museu de História Natural de Sintra

10h00 às 18h00 | Hotel para insetos – Construção de casa para insetos no jardim do museu
E se uma Joaninha acompanhada das suas amigas borboleta e abelha viessem passar as suas férias de inverno a Sintra no Jardim do Museu de História Natural de Sintra? Devemos encorajar os insetos e a biodiversidade nos nossos jardins para apoiar a polinização e o equilíbrio ecológico a intervenção humana no mundo natural não só dificultou a vida aos insetos como tornou mais complicado, apesar do seu pequeno tamanho, estes encontrarem locais para fazerem os seus ninhos.
Destinatários: Público escolar
Acesso gratuito com marcação.

MFC – Museu Ferreira de Castro

11h00 | Visita guiada
Exposição permanente destinada ao público escolar, onde será contada uma breve história sobre a vida e obra de Ferreira de Castro. Seguidamente haverá lugar à construção de um postal ilustrado, dedicado ao tema “A Selva”, título de um dos livros de Ferreira de Castro.
Destinatários: Público escolar
Acesso gratuito com marcação.

Biblioteca Municipal de Sintra

10h30 às 18h00 | Biblioteca na Rua – Leituras ao ar livre
Instalação de um lounge (equipado com puffs, mesas, colchões, chapéus de sol e cadeiras) nopátio de entrada da biblioteca, com espaços para ouvir histórias, fazer leituras, jogos de tabuleiro e desenhos ao ar livre.
– 
Leituras pequenas: Conto/Ateliê baseado nas obras de Literatura Infantil de José Saramago.- Feira de troca de livros para crianças: Traz um livro e troca por outro exemplar.

Jardim das Emoções
Com esta exposição pretende-se criar um ambiente de natureza, com muita cor, música e diferentes sons que narram sentimentos e emoções.Destinatários: Público escolar e público em geral. Entrada livre.

Biblioteca Municipal Pólo do Cacém

10h30 e 14h30 | Jogos de pista
Com várias temáticas que apelam à criatividade e imaginação das crianças assim como a interajuda entre os vários intervenientes.
Destinatários: Público escolar – 1.º Ciclo.
Acesso gratuito com marcação.

Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês

10h30 e 14h30 | O estendal da biblioteca
Atividade que visa estimular a imaginação da criança através de contos tradicionais ligando estes às imagens disponibilizadas.
Destinatários: Público escolar – 1.º Ciclo.
Acesso gratuito com marcação.

Biblioteca Municipal Pólo de Queluz

10h30 e 14h30 | Visita e peddy paper na Biblioteca
Esta atividade irá permitir às crianças descobrir de uma forma diferente o universo maravilhoso das Bibliotecas.
Destinatários: Público escolar – 1.º Ciclo.
Acesso gratuito com marcação.

Parque Urbano 25 de Abril em Casal de Cambra

3 de junho | 10h00 às 18h00 | Feira da Criança
Pinturas faciais, insufláveis, modelagem de Balões, feira de adoção animal, voo de aves de rapina, assim como tasquinhas de petiscos.
Entrada livre.

A participação nas atividades é gratuita sendo necessária inscrição prévia.

·       CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41

·       MAT – Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27

·       MFC – Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28

·       MHNS – Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63

·       MU.SA – Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06

·       MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

·       Biblioteca Municipal de Sintra | 21 923 61 90

·       Biblioteca Municipal Pólo do Cacém | 21 432 80 39

·       Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês | 21 923 68 80

·       Biblioteca Municipal Pólo de Queluz | 21 923 68 76