A Câmara Municipal de Sintra promove uma corrida de veículos movidos a energia solar, fruto do trabalho realizado no Sintra Edu Green STEAM na qual participam doze Agrupamentos de Escolas do concelho, no próximo dia 27 de maio, pelas 14h00, no Real Sport Clube de Massamá.

O Sintra Edu Green STEAM, resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e o Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, é um projeto inovador, centrado na temática do ambiente e sustentabilidade.

A iniciativa tem como objetivos, sensibilizar para a educação ambiental e para a sustentabilidade, promovendo ações sobre a importância das fontes de energias alternativas e sustentáveis. Proporcionar atividades de aprendizagem inovadoras que promovam o Referencial para a Educação Ambiental e para a Sustentabilidade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nºs 4, 7, 11, 12 e 13 e a aquisição de competências sócio emocionais; Cooperar com parceiros, numa comunidade de partilha de práticas pedagógicas; Participar em práticas sustentáveis e amigas do ambiente.

Este projeto, assume-se, pois, como um programa de vertente pedagógica, mobilizador de Práticas Educativas promotoras da diminuição da pegada ecológica, desenvolvendo trabalhos de projeto que deem origem a produtos inovadores, assentes numa cultura de sustentabilidade do planeta.

A participação nesta prova é o momento final de um processo que passou pela construção /manutenção de um veículo movido a energia solar, trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.