Anúncio das bandeiras Azuis em Portugal | Foto: @ IBAE

Portugal conta este ano com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que em 2022, apesar de uma diminuição de praias fluviais devido à seca e aos incêndios, anunciou esta quinta-feira a Associação Bandeira Azul Europa, no Aquário Vasco da Gama, no Dafundo, concelho de Oeiras.

O facto do concelho de Sintra não ter nenhuma praia com Bandeira Azul, José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, afirmou tratar-se de “uma decisão dos próprios autarcas” quanto à candidatura ao galardão.

Recorde-se, a autarquia de Sintra, há mais de 15 anos que concorre ao processo de avaliação de praias promovida pela Associação Bandeira Azul. “A autarquia discorda dos critérios desta distinção, que resulta, única e exclusivamente, da candidatura dos municípios”, refere a Câmara de Sintra em nota de imprensa, esclarecendo que em matéria ambiente e de qualidade das praias, “o município recebeu nos últimos anos o galardão de ‘Qualidade de Ouro’ para a Praia Grande, Adraga, Maçãs, Magoito e São Julião, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, cujos critérios são fatores de identificação da qualidade das praias”.

De referir que a distinção do “Galardão de Ouro” reconhece a qualidade da água das praias do concelho de Sintra como “Excelente”, sendo a sua classificação atribuída quando este patamar de excelência ocorre “nas últimas quatro épocas balneares” consecutivamente.

O Galardão de Ouro é atribuído apenas se não tiver “ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia na última época balnear”.

A avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura e baseia-se na qualidade ambiental. A informação utilizada é informação pública nacional, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

As praias de Sintra têm também sido distinguidas na categoria QualityCoast pela Green Destinations, programa que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis a nível internacional de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais.

Época balnear

Segundo José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul, 394 praias, distribuídas por 103 municípios, tendo Coruche e Montemor-o-Velho candidatado praias pela primeira vez.

“Portugal, no que toca a praias do interior, é o segundo país do mundo com maior número de praias galardoadas. Estamos logo a seguir a França, que tem outra realidade e dimensão, e muito acima de Espanha”, disse José Archer, referindo que foram galardoadas 47 praias fluviais, menos três do que no ano passado.

José Archer lembrou, igualmente, que este ano houve menos praias do interior galardoadas tendo em conta a seca e os incêndios ocorridos em 2022. “No ano passado tivemos um verão extremamente complicado no interior, o que afetou algumas recandidaturas, mas mesmo assim continuamos a crescer só de praias, zonas balneares, já estamos perto das 400”, disse, lembrando que há dez anos este número rondava as 200.

A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, em 01 de junho, enquanto o primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai realizar-se em Reconquinho, Penacova, em 15 de junho. A bandeira será ainda hasteada na Marina de Troia, no concelho de Grândola, em 05 de junho.

As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (87, mais cinco do que no ano passado), Centro (47, menos três), Tejo (76, menos uma), Alentejo (39, menos uma), Algarve (85, menos uma), Açores (44, mais duas) e Madeira (16, igual ao ano passado).

Recorde-se, a Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Fotografia: @ IBAE