AMS aprova relatório de contas dos SMAS de Sintra

Obras, SMAS de Sintra

Com um resultado líquido positivo no exercício na ordem de 1 milhão e 558 mil euros, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) viram aprovado em sede de Assembleia Municipal de Sintra (AMS), esta quinta-feira, dia 27 de abril, o Relatório e Contas de 2022.

Mantendo a aposta na renovação das infraestruturas, para a melhoria da qualidade da prestação do serviço nas suas três áreas de atuação (abastecimento de água, saneamento e recolha e transporte de resíduos), os SMAS de Sintra concluíram no último ano ou têm obras adjudicadas que correspondem a 13,4 milhões de euros.

“Os documentos de prestação de contas dos SMAS de Sintra evidenciam a melhoria ao nível da redução da água não faturada, que se cifrou no valor mais baixo de sempre (17,7%), mantendo-se o objetivo ambicioso de atingir os 15% no final de 2025”, sublinham os serviços em nota de imprensa.

Na área dos resíduos, em que se registou um aumento de 50% nas fileiras tradicionais (entre 2017 e 2022), o incremento da recolha seletiva contempla os biorresíduos, em que Sintra se afirma na linha da frente, após ter sido o primeiro município a expandir a recolha a todo o território do concelho.

“A situação financeira dos SMAS de Sintra manteve-se sólida em 2022, com os rendimentos operacionais a registarem um aumento de 6,2% e os gastos operacionais também a crescerem na ordem dos 2,2%. Neste caso, a principal incidência recaiu nos gastos com os fornecimentos e serviços externos (+4,5%), em que se registou um aumento dos resultantes do encaminhamento das águas residuais para o sistema da Águas do Tejo Atlântico, que representaram mais 372 mil euros”, explicam os SMAS de Sintra.

Para além dos gastos com o pessoal, que cresceu 4%, os SMAS de Sintra tiveram de enfrentar, em 2022, um aumento de 567 mil euros por via das constantes atualizações dos preços dos combustíveis.

Recorde-se, com quase 195 mil clientes, assumindo-se como a maior entidade gestora municipal, os SMAS de Sintra faturaram, o ano passado, 21 119 539 m3 de água, o que corresponde a uma média de 70 323 m3 de água distribuída diariamente, assente num sistema que abrange 51 reservatórios, 34 estações elevatórias, uma estação de tratamento e mais de 1 800 km de condutas de adução e distribuição.

Em 2022, os SMAS de Sintra voltaram, pelo quarto ano consecutivo, a ficar abaixo dos 20%, registando o valor mais baixo de sempre, 17,7%, o que se traduziu numa poupança de 240 000 m3 de água entre 2022 e 2021.

Para alcançarem a meta ambiciosa de 15% em final de 2025, “os SMAS de Sintra vão manter o volume de investimentos na requalificação das redes de abastecimento mais antigas, mas também aprofundar o trabalho na deteção e localização de fugas não visíveis, remodelação de condutas e ramais, requalificação e impermeabilização de reservatórios e outras intervenções no domínio da deteção e eliminação de consumos ilícitos”, notam os Serviços Municipalizados.