Município assinala “Dia da Liberdade” com concertos e espetáculos

O Município de Sintra vai assinalar os 49 anos do 25 de Abril de 1974 com a já habitual cerimónia de hastear da bandeira nos Paços do Concelho, no dia 25 de abril, pelas 10h00, com a participação e atuação da Banda da Sociedade Filarmónica das Lameiras.

Pelo concelho de Sintra há um programa repleto de concertos e espetáculos. Tome nota de algumas sugestões para comemorar e assinalar o “Dia da Liberdade”.

União de Freguesias de Sintra

O Centro Cultural Olga Cadaval (CCOC) recebe, pelas, 16h00, a peça de teatro musical “País de Abril”. Da Ditadura à Liberdade, pelas palavras dos poetas Ary dos Santos, José Gomes Ferreira, Manuel Alegre e melodias dos músicos Zeca Afonso, Zé Mário Branco e Fernando Tordo.

Neste dia tem lugar o espetáculo “O poeta da Terra”, poesia de Eugénio de Andrade pelo Ópera Tejo na Biblioteca Municipal de Sintra – Casa Mantero (17h00). No dia 24 de abril, pelas 21h00, realiza-se o Concerto Comemorativo do 25 de abril no CCOC, pela Orquestra Municipal de Sintra com um repertório inteiramente dedicado ao cancioneiro associado à data, com a participação especial de Sérgio Godinho e José Fanha, autor do livro “Era uma vez o 25 de Abril”.

Algueirão-Mem Martins

A Associação Recreativa e Cultural dos Amigos do Cabeço da Fonte (ARCACF), no Algueirão promove no dia 24 de abril, às 21h00, nos Recreios Desportivos do Algueirão, uma sessão de celebração do 49.º aniversário da “Revolução dos Cravos.

A sessão contará com a presença de dois militares que participaram no 25 de abril de 1974. Acácio Carvalho, no quartel da Escola Prática de Administração Militar (EPAM) e Augusto Raposeiro, na Escola Prática de Cavalaria (EPC) e que comandou uma das chaimites da coluna do Salgueiro Maia. A entrada é livre.

Em Ouressa, junto às piscinas municipais, está decorrer até ao dia 25 de abril, a “Feira de abril”. Há divertimentos infantis, atuações de dança, tasquinhas de comes e bebes e música ao vivo, com os “Dados Viciados”, dia 22 de abril (22h00), – ‘Tributo aos Xutos’ e no domingo com a atuação do “Núcleo Inovartístico” (16h00).

Cidade de Agualva-Cacém
(UF de Agualva e Mira Sintra / Cacém e São Marcos)

A Casa de Cultura Lívio de Morais em Mira Sintra, recebe no dia 22 de abril, pelas 16h00, o concerto “Depois do Adeus” com Paulo Leitão e as mais conhecidas canções da liberdade. Encontra-se patente no serviço de atendimento da Junta de Freguesia em Agualva, uma exposição dedicada à discografia de um dos maiores ícones da cultura portuguesa, Zeca Afonso.

Na manhã do dia 25 de abril vão ser distribuídos cravos, no Cacém e em São Marcos, por soldados de abril. Antes a 24, realiza-se pelas 21h00 no Auditório António Silva um espetáculo musical que conta a noite que ficou para sempre, com a companhia de dança “Ai! A Dança” que interpretará através da dança músicas de intervenção.

Casal de Cambra

No Parque Urbano 25 de abril de 1974 da Vila de Casal de Cambra, há vários espetáculos de música ao vivo, com entrada livre. Mico da Câmara Pereira é o primeiro a atuar, no dia 21 de abril (21h30), seguindo-se no dia seguinte, à mesma hora, Mónica Sintra. No domingo, 23 de abril, o “Trio Maravilha” (16h00) anima a tarde e na segunda-feira sobem ao palco, os “Fora de Série” (21h30).

No Dia da Liberdade de Portugal e das Comunidades Portuguesas, destaque para a atuação “Tributo Popular” (16h00).

Cidade de Queluz
(UF de Queluz e Belas / UF de Massamá e Monte Abraão)

Depois do Hastear da Bandeira no dia 25 de abril, nas quatro freguesias da Cidade, destaque para um concerto de ‘Cante Alentejano’ pelo grupo “Os Populares do Cacém”, às 15h00, no Multiusos de Belas. Antes, no dia 24, há uma visita ao Museu Arqueológivo do Carmo, ‘Séniores em Movimento’ (14h00 e 16h00), seguindo-se a Inauguração da exposição “Olhar abril pelos olhos das crianças” – Ludoteca de Queluz (16h00). Segue-se a atuação do Grupo de Cantares e Concertinas da Serra da Silveira, no Parque Urbano Felício Loureiro (21h00) e um concerto com Ruben Portinha, com espetáculo de fogo de artificio, arque Urbano Felício Loureiro (22h00).

Há atividades a decorrer desde o dia 22 nas freguesias de Cidade.

Rio de Mouro

A freguesia vai assinalar o 25 de abril, com um Concerto de Sebastião Antunes e Quadrilha (21h30), no dia 21, no auditório da Igreja de Nossa Senhora da Paz. O Dia da Liberdade, começa com o Hastear da Bandeira, na sede de Freguesa em Rio de Mouro (Velho) e também nos serviços administrativos da freguesia, com a participação do Coro “Pauta & Clave” da USCARM.