A corporação de Bombeiros de Montelavar apresentou no dia 1 de abril, a equipa do Núcleo de Salvamento em meio aquático/mergulho, em exercícios de simulação que decorreram na lagoa da Pedra Furada, em Montelavar.

“Já há algum tempo que sentíamos a necessidade de ter esse núcleo de salvamento no nosso corpo de bombeiros”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS e ao CORREIO DE SINTRA, o Comandante Mário Louro, dos Bombeiros Voluntários de Montelavar, dando conta de situações anteriores onde foi sentida a necessidade de existência deste serviço de socorro no apoio às vitimas.

“Neste momento já temos sete elementos formados e certificados dar resposta e um oitavo elemento que aguarda somente o exame de formação ao bombeiro para exercer funções”, refere o Comandante.

O curso de Segurança e Salvamento em Meio Aquático tem como objetivo preparar jovens profissionais, sob orientação do técnico superior, a desenvolver atividades de prevenção e salvamento em meio aquático, nomeadamente nos espaços de sinistralidades aquáticas diversificadas, como albufeiras, lagos, mar, piscinas, portos, entre outros, e “nesta primeira fase até aos 16 metros de profundidade”, explica Mário Louro, acrescentando que a fase seguinte, “será para uma profundidade maior”.

Por outro lado “houve a necessidade de fazer a aquisição de equipamento especifico e com a ajuda de várias empresas, conseguimos quase financiar parte importante do material necessário”, acrescenta o comandante.

Com a equipa praticamente formada, só falta mesmo a “aquisição de um veículo específico” para o transporte desta equipa especializada. “Já manifestamos essa necessidade junto da Câmara de Sintra, mas estamos ainda a obter orçamentos para termos a noção correta dos custos de aquisição desse veículo” dá conta Mário Louro, assegurando que nesta altura, “temos a equipa pronta e operacional para dar resposta”.

Sintra Notícias com Correio de Sintra
Fotografia: Bombeiros Voluntários de Montelavar