Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) adquiriram uma máquina giratória de 3,5 toneladas, que se revela uma mais-valia para a realização de diversas intervenções na área do abastecimento de água, do saneamento e na instalação de contentorização.

Em simultâneo, foi também adquirida uma nova viatura pesada de 12 toneladas, para o transporte de inertes e da própria máquina giratória, no âmbito da renovação e substituição da frota dos SMAS de Sintra. Um investimento global dos SMAS de Sintra na ordem dos 163 mil euros.

A máquina giratória assume uma importância crescente para as intervenções dos SMAS de Sintra, nomeadamente ao nível da reparação de condutas e prolongamentos de redes de abastecimento de água e na área do saneamento, mas também no domínio da instalação de contentorização enterrada, já que, até ao momento, era necessário recorrer a prestadores externos.

O novo equipamento é transportado no veículo de transporte de inertes, o que evita o desgaste na deslocação para o local da intervenção, como acontece aquando do recurso a retroescavadoras. A sua dimensão permite um acesso facilitado à realização de trabalhos em zonas estreitas, passeios, escadarias e áreas condicionadas, como é o caso da Vila de Sintra ou de locais mais antigos de áreas urbanas.

A aquisição do veículo de transporte de inertes, com cabine simples, caixa de carga basculante trilateral e rampas de acesso para máquinas, insere-se no âmbito da renovação e substituição da frota dos SMAS de Sintra, que recorde-se, recentemente, foi reforçada com uma nova viatura de intervenção rápida, destinada à manutenção das redes de drenagem de águas residuais.

O veículo que dispõe de um sistema combinado que permite a desobstrução e limpeza de coletores e incorpora ainda a vertente de aspiração das caixas de visita de saneamento.

O investimento em novas viaturas visa prestar um melhor serviço nas três áreas de atuação, o abastecimento de água, a drenagem e tratamento de águas residuais e a recolha e transporte de resíduos, num concelho com uma área territorial de 320 km2, em que os SMAS de Sintra são responsáveis pela gestão de 1840 km de condutas de distribuição de água, 1035 km de coletores e emissários (saneamento) e mais de 12700 contentores, divididos por 5315 locais de deposição.