A Câmara de Sintra vai assinalar, por via de uma “programação marcada por diversos eventos em todo o concelho de abril a novembro”, o centenário do nascimento de três nomes marcantes da literatura portuguesa: José Saramago, Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade.

A iniciativa, ‘100³’ (100 ao cubo), dará aos visitantes a possibilidade de participarem nas mais variadas atividades dedicadas a estes três ilustres escritores, como exposições, peças de teatro, filmes e espetáculos, mas também conferências. Para este mês, a Câmara Municipal de Sintra preparou três iniciativas gratuitas: uma dedicada a Eugénio de Andrade, e duas centradas em José Saramago.

O primeiro evento acontece no dia 13 de abril, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Sintra, e tem como mote ‘Conversas à Volta de… Saramago’. “Aberto à comunidade em geral, este momento pretende ser um diálogo informal sobre a vida, obra e legado de José Saramago, com a presença do editor Zeferino Coelho e dos escritores Afonso Cabral e Miguel Real”, adianta a autarquia.

Já a 22 de abril, o mesmo espaço cultural vai receber o espetáculo intimista ‘O poeta da Terra’, responsabilidade do Ópera Tejo, e com leituras de textos de Eugénio de Andrade por Carla Chambel, acompanhados ao piano por Raul Pinto.

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe a obra “Memorial do Convento”, de 18 a 20 de abril, pela Éter Produção Cultural, com espetáculos às 11h00 e 15h00. As reservas devem ser feitas através de e-mail e destinam-se exclusivamente à comunidade educativa.

Esta peça é uma adaptação dramatúrgica, que não altera as palavras do autor da obra literária e assenta num trabalho de reescrita, seleção dos excertos significativos, criação de diálogos implícitos no texto literário, criação de tempo e espaço dramáticos.