Educação para uma alimentação saudável nas escolas de Sintra

Alimentação Saudável

O Sintra Cresce Saudável é um projeto municipal iniciado em 2017 que envolve a comunidade escolar na promoção de estilos de vida saudáveis em escolas do 1º ciclo do ensino básico.

O projeto capacita as comunidades escolares na área da promoção da saúde, combinando estratégias educacionais com práticas sustentáveis e ambientais, alimentação saudável e atividade física. No presente ano letivo os Agrupamentos de Escolas Ruy Belo e Algueirão passam a integrar o projeto Sintra Cresce Saudável, juntando-se aos Agrupamentos Escolas D. Carlos I – Sintra, Escultor Francisco dos Santos – Rio de Mouro, Ferreira de Castro – Mem Martins, Agualva e Mira Sintra, Visconde Juromenha – Tapada das Mercês, Alfredo Silva – Rio de Mouro. 

O município de Sintra conta agora com oito agrupamentos de escolas a “crescerem saudáveis”, abrangendo perto de cinco mil crianças e quase três centenas de professores. No ano letivo anterior, 2021/2022, foram dinamizadas mais de 2500 sessões de Educação Alimentar e acreditados mais de 150 professores em formação em “Saúde na Mesa” e “Competências Básicas Motoras”.

Com base na Política dos Lanches Saudáveis, a autarquia de Sintra, disponibiliza o e-book “Lanches Saudáveis e Sustentáveis – Guia Prático”, uma ferramenta de formato interativo e de fácil consulta que permite apoiar a comunidade escolar no planeamento dos lanches escolares, contribuindo para escolhas alimentares mais equilibradas. 

Projeto distinguido

O projeto “Sintra Cresce Saudável” já conquistou distinções a nível nacional e europeu. Em 2019 recebeu o segundo lugar nos Health Awards for Cities da Comissão Europeia, um galardão na área da saúde que valoriza o empenho e trabalho desenvolvido nas comunidades que contribuem para o fortalecimento da democracia participativa e da cidadania ativa em matéria de saúde pública.

Em 2021, Sintra Cresce Saudável foi o vencedor do Prémio VIVER SAUDÁVEL “Projeto do Ano”, atribuído pela revista Viver Saudável que distingue a excelência e o que de melhor se faz na Nutrição em Portugal. 

O Projeto Sintra Cresce Saudável resulta de uma parceria da Autarquia com os Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, a Escola Superior de Comunicação Social e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, a Faculdade de Medicina – Laboratório de Nutrição e a Faculdade de Motricidade Humana ambas da Universidade de Lisboa.