O Festival do Mexilhão regressa à Praia das Maçãs, uma feira gastronómica, que se realiza esta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de abril, respetivamente, no  recinto do campo de jogos, do Clube Recreativo da Praia das Maçãs, em frente ao mercado municipal, entre as 13h00 e as 24h00, com entrada livre e animação musical.

O evento, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Colares, tem como propósito “dinamizar a economia e o turismo local”, com a finalidade de atrair visitantes à freguesia.

“No recinto do campo de jogos da Praia das Maçãs, foi montada uma tenda grande, onde serão servidas as refeições”, refere Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares, adiantando que os visitantes poderão também usufruiu de uma zona reservada ao artesanato e de um jardim infantil, para crianças.

A iniciativa corresponde a uma tradição antiga, associada à crença cristã, que recomenda não comer carne na Sexta-Feira Santa (7 de abril), dia em que as praias são “invadidas” por amigos e familiares, que munidos de baldes e sacos de plástico, procuram as rochas para apanhar mexilhão, para consumo próprio.

”Uma tradição que vem de longe e que se mantém até ao nossos dias”, refere Pedro Filipe, destacando a azáfama, saudável e descontraída dos Colarenses e não só, na apanha do mexilhão, sobretudo durante a manhã de Sexta-Feira Santa.

Depois de bem lavados e raspados os mexilhões vão ao lume numa caçarola com o azeite, cebola picada e pimentos cortados em finas tiras. Antes de serem servidos, levam ainda coentros picados e seguem para a mesa.

É assim que este bivalve é servido no Festival do Mexilhão, acompanhado, de preferência com vinho branco de Colares (Chão D’Areia). Fica a sugestão, para um dia bem passado, que se repete no dia seguinte.

Festival do Mexilhão na Praia das Maçãs | Foto: Vitalino Cara d’Anjo