Queluz apura-se para Campeonato Nacional de Rope Skipping

Rope Skipping

Este domingo, 26 de março, decorre no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, o Campeonato de Apuramentos Individuais para o Campeonato Nacional de Rope Skipping. Com a participação de cinco clubes, o Clube Atlético de Queluz, anfitrião do evento, faz-se representar neste apuramento com 45 saltadores, da equipa LxSkippers.

O evento que se realiza entre as 10h00 e as 17h00 e conta com a participação de atletas de vários escalões, desde os cinco anos de idade até aos 27.

Nas provas serão avaliadas a velocidade, resistência, potência e freestyle (coreografia de estilo livre, onde cada saltador pode expressar em exercícios de força, manipulação de corda, flexibilidade),  bem como a personalidade e capacidade dos saltadores para executar exercícios de elevada dificuldade.

Com a realização desta prova, o Clube Atlético de Queluz tem a oportunidade de dar um salto qualitativo para a promoção e dinamização do Rope Skipping, uma modalidade que conquista cada vez mais praticantes em Portugal.

O que é o Rope Skipping? 

À primeira vista, saltar à corda é uma coisa de crianças, um hábito antigo que se foi perdendo nas ruas e nas escolas. A tradução do nome pode esclarecer algumas dúvidas, Rope é igual a Corda, Skipping é igual a Saltar, logo, saltar à corda. Mas não se trata apenas de saltar da forma tradicional que conhecemos: o Rope Skipping combina este exercício com dança e ginástica em infinitas combinações de habilidades e sincronismo entre os saltadores e a música.

Quer se trate de corda individual ou de corda dupla, as provas assentam em diferentes tipos de capacidades físicas. Os saltadores são avaliados em velocidade (nº saltos em 30 segundos), em resistência (nº saltos em 3 minutos) e ainda em potência (triplos consecutivos), com a evidente coordenação em todas elas.

Existe ainda o estilo Freestyle que consiste em desenvolver habilidades no domínio da corda. A modalidade inclui também provas em equipa, não só em corda dupla mas também em corda individual, mostrando que a sua riqueza se estende às áreas das competências de socialização e trabalho em equipa.