Horta Convento dos Capuchos, na Serra de Sintra

As quatro primeiras hortas do Convento dos Capuchos foram inauguradas este sábado, num total de 25 parcelas destinadas a moradores do concelho de Sintra. O projeto vai que vai ser alargado a 25 hortas biológicas, nos mesmos terrenos de cultivo utilizados há 400 anos, pelos frades franciscanos.

De forma a recuperar uma tradição secular de frades franciscanos que plantavam nas terras do Convento dos Capuchos, a empresa Parques de Sintra–Monte da Lua disponibilizou 25 parcelas de hortas para cultivo no monumento sintrense.
Em comunicado, a entidade municipal indicou ter recebido cerca de 50 candidaturas, tendo depois selecionado, através de concurso, os “agricultores” das parcelas.

Este sábado, foram inauguradas as quatro primeiras hortas, estando previsto para os dias 1 e 2 de abril, ações de formação para plantarem e tratarem os terrenos.

“Ao longo de quatro sessões, os hortelãos selecionados, os seus acompanhantes e alguns suplentes na lista de candidatos receberão formação sobre agricultura biológica, preparação dos solos, adubos, compostos e substratos, plantações e sementeiras, pragas e doenças, entre outros temas”, refere a Parques de Sintra.

Horta do Conventos dos Capucho em Sintra | Imagem: PSML

Além disso, os proprietários das parcelas vão ser ajudados na elaboração de um plano anual para as suas hortas.

Através da “produção integrada e da recriação do uso de práticas agrícolas tradicionais”, a empresa “recupera uma vivência que marcou a história do Convento dos Capuchos, trazendo-a para a contemporaneidade e promovendo o modo de produção biológico”, refere a gestora deste monumento localizado na serra de Sintra.