O Dia Mundial da Água assinala-se esta quarta-feira, dia 22 de março

O Dia Mundial da Água assinala-se esta quarta-feira, dia 22 de março e Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA) em parceria com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), desafia os consumidores a “fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, num gesto deliberado e consciente”, entre as 22h00 e as 23h00.

Pelo terceiro ano consecutivo, o movimento ‘H2OFF-Hora de fechar a torneira’ tem o objetivo de “motivar à mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água”. Para a APDA, “usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa para a garantia de um futuro sustentável no atual contexto de alterações climáticas”, assumindo-se como relevante a reflexão em torno da preservação da água.

O movimento H2OFF assinala o Dia Mundial da Água, data instituída pelas Nações Unidas para alertar as populações e os governos para a necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

Recorde-se que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a agenda mundial para 2030, estabelecem como compromisso para a Humanidade “a garantia da disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos” (ODS 6).

As edições anteriores deste movimento, criado em 2021, contou com o apoio de diversas entidades do setor da água, como é o caso dos SMAS de Sintra, e o envolvimento de figuras públicas, os denominados embaixadores, de diversos quadrantes da sociedade portuguesa.

Esta iniciativa resulta do trabalho desenvolvido pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, que reúne profissionais na área da comunicação dos SMAS de Sintra e de outras entidades do setor, e constitui ainda uma homenagem aos que estão na linha da frente dos serviços essenciais de abastecimento de água e saneamento. Pode consultar mais informações e acompanhar a iniciativa em www.h2off-apda.com.