“As línguas que se falam em Sintra” é mote escolhido para o Encontro que a Câmara Municipal de Sintra promove, no dia 30 de março, a partir das 09h30, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Este evento apresenta as experiências decorridas das ações de formação dedicadas a línguas maternas dos cidadãos migrantes com presença no concelho, desenvolvidas pelo Município de Sintra, através do cofinanciamento do Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI).

No total foram realizadas cinco formações, duas de Iniciação à Língua Cabo-Verdiana, duas de Iniciação à Língua Árabe, e uma de Iniciação à Língua Crioula da Guiné-Bissau, de 2019 a 2022, dirigidas a trabalhadores da autarquia e profissionais das entidades parceiras do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Sintra.

O Encontro será constituído por três painéis, cada um dedicado a um dos três idiomas desenvolvidos nos cursos.

Ao longo do dia, o auditório será local de partilha dos formandos, com leitura de textos, apresentação de trabalhos e, ainda, momentos de ensinamentos levados a cabo pelos professores responsáveis pelos cursos, Ana Josefa Cardoso, Abdeljelil Larbi e Abdelaziz Vera Cruz.

Esta iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento das competências interculturais dos agentes das sociedades de acolhimento, e insere-se no Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Sintra.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através do preenchimento de questionário, e mediante a lotação do auditório.