Fotografia | @ CMS

O Palácio de Seteais, foi o cenário para a apresentação do novo formato e imagem do Festival de Sintra. Esta edição é a primeira sob a direção artística do maestro Martim Sousa Tavares, para quem o evento “está mais vivo do que nunca e expande a sua programação em novos horizontes, sabendo honrar o seu legado”.

“Este festival cheio de tradição representa Sintra e o seu património, é um festival de grande tradição e qualidade reconhecido nacional e internacionalmente“, começou por destacar Basílio Horta, sublinhando que “a imagem da qualidade é a mesma, reforçada e inovadora que traz novos públicos e novos formatos com uma riqueza enorme.” 

Para o autarca, “é um dia muito importante para a cultura em Sintra e estou convicto que este festival vai ser um retumbante êxito, e tenho a certeza de que o Martim Sousa Tavares vai fazer desta edição um grande festival”, sublinhou o presidente da Câmara de Sintra.

“Há caminhadas e concertos na natureza e programação infantil e para famílias. Um ciclo de cinema e concertos coreografados. Há duelo de pianistas e recitais que irão pela noite adentro. Há música barroca e dos nossos dias. Há tangos de Carlos Gardel e melodias de Carlos Paredes”, acrescentou por seu turno o maestro.

Martim Sousa Tavares promete que “a partir deste ano, o público poderá contar com uma maior irreverência e originalidade”. Uma das novidades da programação deste ano são as “caminhadas-concerto” na natureza, aproveitando o cenário da serra de Sintra. É no dia 21 de junho às 05h00, conta com o acordeonista João Barradas, assinalando o solstício de verão.

O cartaz musical inclui nomes como a harpista Angélica Salvi, os pianistas António Rosado, Raul da Costa, Joana Gama, Tiago Sousa e Vasco Dantas Rocha, o músico Filho da Mãe, pseudónimo de Rui Carvalho, a violinista Kristine Balanas, o grupo vocal Os Cupertinos, e o trio do violoncelista Pavel Gomziakov, entre outros.

O Festival abre, no dia 15 de junho, às 18h30, com uma conferência pelo musicólogo e organista britânico David Cranmer, na sala do Trono do Palácio de Queluz, seguida de um concerto pelo ensemble Bonne Corde, especializado na interpretação de música antiga, e que apresentará o seu novo CD.

O ensemble é constituído por Diana Vinagre (violoncelo barroco e direção artística), Ana Vieira Leite (soprano), Hugo Oliveira (barítono), Caroline Kang (violoncelo barroco), Marta Vicente (contrabaixo) e Fernando Miguel Jalôto (órgão).

O primeiro dia encerra com uma conversa entre os jornalista Anabela Mota Ribeiro e Carlos Vaz Marques, o escritor moçambicano Mia Couto e o maestro Martim Sousa Tavares, sob o lema “Musa vai Chatear o Camões”, no Centro Cultural Olga Cadaval (CCOC), em Sintra.

Outra novidade é um ciclo de cinema, no CCOC, com sete sessões que antecedem concertos, “convocando um diálogo entre a sétima arte e a música clássica”. O ciclo abre no dia 16, às 17h00, no auditório Acácio Barreiros, no CCOC, com “O Pianista”, filme de Roman Polanski, seguindo-se às 20h30 um recital pelo “virtuoso” Raul Costa, e às 23h00, na sala de Música do Palácio Nacional de Sintra, um recital por Angélica Salvi.

O ciclo de cinema inclui ainda filmes de Charles Chaplin e Buster Keaton acompanhados pela pianista francesa Catherine Morisseau, que realiza também um ‘workshop’, no dia 18, e os títulos “The Harvest of Sorrow”, de Tony Palmer, no dia 19, “Eyes Wide Shut”, de Stanley Kubrick, no dia 21, “Farinelli”, de Gérard Corbiau, no dia 23, e “Um Americano em Paris”, de Vincente Minnelli, no dia 25.

O Festival desenrola-se em diferentes cenários, nomeadamente o Edifício Multiusos Cultural, em Belas, os palácios de Seteais e de Monserrate, a Quinta da Regaleira, o Parque da Liberdade e a Igreja de S. Martinho, em Sintra, onde, no dia 17 de junho, às 16h00, se realiza o concerto d’Os Cupertinos, grupo vocal criado em 2009, no âmbito da Fundação Cupertino de Miranda, que se dedica à música portuguesa dos séculos XVI e XVII.

No Edifício Multiusos Cultural de Belas, no dia 18, às 11h30, tem lugar o recital de Joana Gama intitulado “As Árvores não têm Pés para Andar”. No mesmo dia, às 18h00, há um concerto pela Orquestra Municipal de Sintra, sendo solista Kristine Balanas, no Parque da Liberdade, em Sintra. Joana Gama volta a tocar no dia 19, às 23h00, na sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra (PNS).

No Palácio de Monserrate, datado da segunda metade do século XIX, realiza-se, no dia 20, às 18h30 um recital por João Barradas. Noutro palácio, o de Seteais, do século XVIII, às 21h00, o compositor e musicólogo Edward Ayres de Abreu apresenta uma palestra, seguida de “duelo de pianistas” com Raul da Costa e Vasco Dantas Rocha.

O maestro Sousa Tavares afirma que o festival recupera um “formato que era imensamente popular no século XIX”.

O Edifício Multiusos Cultural, em Belas, recebe, no dia 21, às 09h00, o primeiro concerto coreografado da programação, com a pianista kosovar Mrika Sefa e a bailarina da Companhia Nacional de Bailado e coreógrafa, Margarida Belo da Costa.

Também neste dia, às 21h30, na sala dos Cisnes, do PNS, atua o Quarteto Accord, encerrando a jornada com um concerto de Tiago de Sousa, às 23h00, na Casa da Cultura, em Mira-Sintra.

No dia 21, pelas 18h00, há o recital do violinista André Gaio Pereira, distinguido com o Prémio Maestro Silva Pereira/Jovem Músico/2017, na Quinta da Regaleira. Às 21h00, na sala dos Cisnes do PNS, acontece o recital do alaudista e cantor norte-americano Jonatan Alvarado, e seus convidados, fechando a noite na Quinta da Regaleira com um espetáculo pelo Filho da Mãe.

Referência na programação para a ópera infantil “O Anel do Unicórnio”, de Martim Sousa Tavares, com libreto de Ana Lázaro, no dia 23, às 11h30, no CCOC.

O penúltimo dia do Festival abre às 11h00, com uma caminhada pela serra de Sintra com o tocador de tuba Sérgio Carolino e a Postcard Brass Band. Às 16h00, no Olga Cadaval, acontece o concerto coreografado com o pianista António Rosado e o grupo Danças em Diálogo, e à noite sobem ao mesmo palco Os Músicos do Tejo, com o fadista Ricardo Ribeiro e a soprano Ana Vieira Leite. Às 23h00, na Quinta da Regaleira concerto por Malu Santos e Pedro Flores.

No dia 25, às 18h00, o Festival encerra com um concerto pela Banda Sinfónica da GNR, sendo solista o pianista Vasco Dantas da Rocha, no Olga Cadaval.

O Festival de Sintra acontece de 15 a 25 de junho de 2023 e, para além de concertos em lugares únicos, a programação oferece sessões de cinema, dança, espetáculos para famílias e infância, palestras, workshops e outros formatos.

O Festival de Sintra é uma organização da Câmara Municipal de Sintra.

Consulte o programa em Festival de Sintra.