A autarquia de Sintra aprovou a renovação do protocolo com a SEAcoop – Agência de Empreendedores Sociais para continuação do projeto “Fábrica do Empreendedor de Agualva-Cacém” num investimento de 50 mil euros.

No ano 2022, a Fábrica do Empreendedor acompanhou mais de 568 famílias desempregadas, inseriu 104 no mercado de trabalho e efetuou duas sessões de recrutamento.

Na área do empreendedorismo, efetuou 163 atendimentos e ajudou a criar quatro negócios e na área da formação foram realizados 40 workshops. Tais resultados contribuem para a inserção socioprofissional de muitas famílias do concelho de Sintra.

A Fábrica do Empreendedor tem como missão promover o desenvolvimento local a partir da empregabilidade e do empreendedorismo. Este projeto visa a criação de comunidades sustentáveis apoiando projetos nas áreas do emprego, formação/qualificação, criação de negócios assim como na promoção de competências empreendedoras, dinamização de projetos de intervenção comunitária e animação territorial.

O objetivo da Fábrica do Empreendedor é complementar a intervenção já existente neste âmbito, auxiliando as comunidades não cobertas pelas respostas atuais e potenciando outras ações que permitam respostas mais ajustadas e em rede, nomeadamente com o tecido empresarial local e a StartUp Social.