A tradição do “Enterro do Bacalhau” acontece esta terça-feira “gorda”, a partir das 19h00, na Praceta Sacadura Cabral, em Rio de Junto, perto da estação da CP.

A iniciativa da Junta de Freguesia de Rio de Mouro e do Grupo Folclórico e Cultural da Rinchoa foi retomada, depois de dois anos de paragem devido à pandemia e conta com a participação de inúmeros figurantes das associações de cultura e recreio da freguesia.

A tradição do “Enterro do Bacalhau” remonta ao século XVI, durante o movimento da contra-reforma. A Igreja proibia o consumo total da carne durante o período da Quaresma, abrindo um precedente a todos aqueles que comprassem a Bula.

Os mais pobres teriam de se socorrer do peixe na sua alimentação durante as semanas da Quaresma. E, o peixe mais acessível naquela altura, era o bacalhau, imagine-se! O povo revoltou-se contra esta determinação, mas teve de se resignar, não sem antes criar esta festividade pagã.

Alguns dos personagens que participam na cerimónia desta terça-feira, são o doutor juiz, os advogados, o oficial de diligências, o réu bacalhau e as testemunhas.

O enterro do bacalhau ou julgamento do bacalhau é a manifestação teatral com um cortejo fúnebre que se inicia em Fitares, pelas 19h00 e termina na Praceta Sacadura Cabral, em Rio de Mouro.

Imagem: Bruno Parreira / arquivo